ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Se vai viajar de avião, entenda as novas regras do uso de máscara

Paulo Nonato de Souza | 27/03/2021 08:12
Se liga: A Anvisa decretou medidas mais rígidas para o uso de máscaras nos aeroportos e aeronaves no Brasil (Foto: Reprodução)
Se liga: A Anvisa decretou medidas mais rígidas para o uso de máscaras nos aeroportos e aeronaves no Brasil (Foto: Reprodução)

Se você tem viagem programada, lembre-se de que no novo normal não basta ter a passagem comprada, a mala pronta e embarcar. É preciso observar uma série de novidades que surgem em ritmo surpreendente, como as novas regras adotadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso de máscara no setor aéreo que entraram em vigor na última quinta-feira, 25.

Devido ao agravamento da pandemia de Covid-19, a Anvisa decretou medidas mais rígidas para o uso de máscaras nos aeroportos e aeronaves no Brasil. Estabelecem que a máscara deve ser bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e a boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.

Os modelos que não garantem proteção externa não serão mais aceitos nos aeroportos e nas aeronaves, incluindo bandanas, lenços, protetores faciais do tipo face shield (máscaras de acrílico ou de plástico transparente) e as que possuem válvula de expiração. As máscaras de tecido confeccionadas artesanal ou industrialmente com material feito de algodão e tricoline continuam permitidas, mas devem possuir mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto.

“Só hoje (sexta-feira) fiquei sabendo dessa novidade ao ligar na minha agência de viagens para tirar dúvida sobre o meu check-in. Sorte que já tenho uma máscara que se enquadra nas novas regras”, disse o campo-grandense Carlos Eugênio Soares, que neste sábado, 27, enfim, espera viajar para realizar o sonho de conhecer Salvador, na Bahia, depois de duas remarcações em 2020 por conta da pandemia.

Desde o dia 1.º de março a Latam proibiu o uso de máscaras com válvulas de qualquer modelo em seus voos. Alegando questão de segurança coletiva, a lista de proibições inclui bandanas, lenços e protetores bucais. “A Latam não fornece máscaras para os passageiros e quem estiver usando um artefato que agora foi vetado será impedido de embarcar”, diz nota emitida pela companhia aérea.

Veja abaixo as novas regras para o uso de máscara no transporte aéreo no Brasil:

– Podem ser utilizadas versões de tecido (recomendável 3 camadas) ou de uso profissional, como as cirúrgicas e as N95/PFF2. Em qualquer caso, sem válvula;

– Lenços, bandanas, máscaras de acrílico ou de plástico não são permitidas;

– Protetor facial (face shield) só pode ser usado com máscara por baixo;

– A máscara deve estar ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas. Recomenda-se a troca a cada 3 horas de uso;

– Ficam liberadas de usar máscara apenas crianças menores de 3 anos e pessoas com deficiências que impeçam o uso adequado da proteção;

 – Em viagens nacionais, só se pode tirar a máscara no avião para hidratação ou para alimentar crianças menores de 12 anos, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Caso você ainda tenha dúvida e queira mais informações sobre as novas regras para o uso de máscara nas viagens de avião, acesse o link “mascaras aeroportos aeronaves”.

Nos siga no Google Notícias