ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Se vai viajar de carro, cuidado com os itens de segurança

Por Paulo Nonato de Souza | 28/05/2024 09:40
Se pretende viajar de carro no feriadão da próxima quinta-feira, cuide dos itens de segurança do veíulo antes de ir para a estrada - Foto: Reprodução
Se pretende viajar de carro no feriadão da próxima quinta-feira, cuide dos itens de segurança do veíulo antes de ir para a estrada - Foto: Reprodução

Vem aí o feriadão de Corpus Christi! Será na próxima quinta-feira, dia 30, e nem precisa lembrar que muitos brasileiros vão emendar a folga na sexta-feira com o sábado e o domingo. Significa que vamos ter uma semana curta. Se você pretende viajar de carro, a dica é não esquecer dos cuidados que todo mundo sempre precisa ter com o veículo antes de ir para a estrada, mesmo que a viagem seja no estilo bate e volta para algum destino próximo em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Climatempo, o frio deste início de semana não vai prevalecer no feriado. A previsão do tempo indica sol o dia todo sem nuvens no céu na quinta-feira e também na sexta-feira, sábado e domingo. Portanto, temperatura baixa não será problema. Por exemplo, em Bonito, principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, a quinta-feira será de sol e céu aberto com mínima de 13 graus e máxima de 24 graus.

Mesmo de carro, o planejamento da viagem é indispensável. Veja abaixo uma a lista de dicas importantes para evitar perrengues na sua viagem:

REVISÃO DO VEÍCULO - É fundamental fazer a revisão do automóvel antes de cair na estrada. O ideal é conferir se o carro está funcionando perfeitamente. Leve em conta o fato de que a possibilidade de você encontrar uma oficina mecânica durante a viagem será mínima. Se ainda não fez a revisão e não haverá tempo para agendamento no mecânico da sua confiança, havendo algum barulhinho estranho será melhor não arriscar ir para a estrada.

ITENS DA REVISÃO - Freios: Cheque se pastilhas, discos, lonas e tambores estão em boas condições. Verifique se o fluído está no prazo de validade e no nível certo; Suspensão e rodas: Realize o balanceamento e alinhamento da suspensão para que as rodas funcionem perfeitamente; Óleo e líquido de arrefecimento: Verifique o nível do óleo e do líquido de arrefecimento e, se necessário, faça a troca. É importante utilizar os fluídos indicados pelo fabricante do carro; Faróis: Você pode levar multas se viajar com o farol apagado, por isso, é importante conferir o funcionamento das lâmpadas e fusíveis; Pneus: Você sabia que pneus bem calibrados e em bom estado ajudam a economizar gasolina? Faça a conferencia antes de pegar a estrada e durante a viagem também. Não se esqueça de verificar o estado do estepe.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA -  Evite ir para a estrada sem antes verificar as condições dos equipamentos: Macaco, triangulo de sinalização, estepe e chave de roda. Feito tudo isso, só não esquecer de abastecer o tanque de combustível do veículo, planejar um roteiro e calcular a distância do seu destino pela quantidade de combustível utilizada pelo seu carro. Ah, pesquise a estrada que você irá percorrer, se tem pedágios e quais os valores.

Nos siga no Google Notícias