ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Uma cicloviagem pela natureza entre Bonito e Bodoquena

Por Paulo Nonato de Souza | 04/09/2021 08:14
Ciciclistas já testaram a rota: O passeio turístico terá atividades dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. (Foto: Rota Aventura/Divulgação)
Ciciclistas já testaram a rota: O passeio turístico terá atividades dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. (Foto: Rota Aventura/Divulgação)

No pedal por estradas e trilhas. Você já conhece ou pelo menos já ouviu falar em Bikepacking? A palavra em inglês sem tradução literal para o português, algo como “mochilas na bicicleta”, na prática é uma cicloviagem por lugares distantes dos centros urbanos com acampamentos e contato direto com a natureza.

Pois é o que vão fazer os participantes do primeiro Bikepacking entre os municípios de Bonito e Bodoquena, com largada na próxima segunda-feira, dia 6, em Bonito. Serão três dias de pedal em uma rota de 150 km com trechos somados de 2 km de altimetria, que são as subidas e descidas no percurso, desde Bonito, passando pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Assentamento Guaicurus até o distrito de Morraria Sul, em Bodoquena.

“Bikepacking não é uma competição, é um passeio, uma rota turística. Isso nunca tivemos em Bonito. A ideia é unir a paixão e o gosto pelo ciclismo com a oportunidade de vivenciar a natureza enquanto pedala”, disse Allan Velcic, da operadora Rota Aventura, parceira da The Bike Brasil, de Santa Catarina, na organização no evento de estreia que terá 25 bikeiros.

Ao longo do roteiro de três dias de pedaladas serão montados acampamentos para descanso e também como oportunidade do contato com a cultura e as belezas naturais da região. “Será um passeio de bike diferenciado. Teremos suporto médico, socorristas, dois cozinheiros profissionais, suporte mecânico e três carros de apoio para qualquer eventualidade durante o pedal”, afirmou Allan Velcic.

Igreja centenária na rota do Bikepacking que terá largada na segunda-feira, dia 6, em Bonito (Foto: Rota Aventura/Divulgação)
Igreja centenária na rota do Bikepacking que terá largada na segunda-feira, dia 6, em Bonito (Foto: Rota Aventura/Divulgação)

Veja a programação – As atividades dos participantes do Bikepacking começam já neste sábado, dia 4, com passeio na Gruta São Mateus, e amanhã, 5, a programação prevê visita e banho em piscinas naturais no sítio Ybira Pe.

Na segunda-feira, 6, a largada será às 7h com a primeira parada na Fazenda Santa Tereza, depois rumo ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, onde os aventureiros farão trekking (passeio a pé) e Assentamento Guaicurus; dia 7, em pleno feriado do Dia da Independência do Brasil, a caravana dos baikeiros estará no distrito de Morraria Sul.

No dia 8, quarta-feira, será a vez de relaxar no Hotel Fazenda Cachoeiras Serra da Bodoquena, uma APP (Área de Preservação Permanente) com oito cachoeiras, passeios de bote, stand up, tirolesa, quadriciclo e vôlei de areia.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário