ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Veja dicas de roteiros rurais para você fazer turismo no campo

Paulo Nonato de Souza | 23/05/2022 11:57
Casarão de fazenda na Rota do Engenho, o passeio proporciona uma viagem pelo Brasil do século XVII, período em que o Engenho São Félix foi fundado, em 1632 (Foto: Bárbara Amanda/Reprodução)
Casarão de fazenda na Rota do Engenho, o passeio proporciona uma viagem pelo Brasil do século XVII, período em que o Engenho São Félix foi fundado, em 1632 (Foto: Bárbara Amanda/Reprodução)

Turismo rural. O segmento não é muito comum no Brasil, mas ganhou força nos últimos dois anos, por conta da pandemia de Covid, que restringiu as viagens nacionais e internacionais. É uma modalidade que proporciona contato direto com a natureza e experiências que a vida urbana não oferece. Segundo o IBGE, cerca de 80% da população brasileira vive em cidades.

Se você é daquelas pessoas 100% urbanas, que tal se programar para realizar um passeio no campo para conhecer como funciona a agricultura na produção dos nossos alimentos, também a agropecuária, o manejo do gado no seu dia a dia e a técnica da ordenha do leite sempre ao nascer do dia. Enfim, o turismo rural não é apenas uma opção de fuga da rotina da cidade.

Em Mato Grosso do Sul o que não falta é opção para um inesquecível passeio rural, a começar pelo Pantanal com suas fazendas de pecuária. Você pode escolher se prefere conhecer a lida local ou fazer algum roteiro de contemplação, observação de aves, de aventura ou safári ecológico.

A Fundação Estadual de Turismo até já listou algumas dicas de turismo rural em fazendas de Chapadão do Sul, Coxim, Bonito, Jardim e Bodoquena com rios de águas cristalinas, aquários naturais, grutas, lagoas, crateras repletas de vida selvagem, história, cultura, gastronomia e tantas outras atividades ligadas ambiente rural.

Mas, se você prefere fazer turismo rural em outros estados, o Ministério do Turismo divulgou uma seleção de roteiros que fazem parte do projeto Experiências do Brasil Rural. São roteiros ligados às cadeias do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel, como o “Caminhos de Dona Francisca”, em Santa Catarina; a Rota do Engenho e a Rota Caminhos de Itabaiana, em Sergipe; a Rota Verde do Café, no Ceará; a Rota Turística do Café, o Roteiro do Café e do Vinho e a rota “Do Genoma à Xícara”, os três últimos em São Paulo.

Veja abaixo os roteiros selecionados pelo projeto Experiências do Brasil Rural, do Ministério do Turismo:

Caminhos de Dona Francisca: localizado em Joinville (SC) e ligado às cadeias produtivas associadas da cachaça e do mel, o roteiro é palco de paisagens bucólicas de serra e propriedades com belos jardins. No trajeto, há paradas para a compra de bebidas, artesanato típico, flores, plantas, produtos coloniais, frutas e delícias da gastronomia alemã. A rota permite contemplar o caminho da Estrada Dona Francisca (SC-418) e as belezas exuberantes da Serra do Mar.

Rota Turística do Café: Situado em Serra Negra (SP) e pertencente às cadeias produtivas da cachaça, do café e do mel, o roteiro abriga deslumbrantes cenários em meio a cafezais e à Mata Atlântica. No caminho, além de vivenciar a cultura e a produção de cafés especiais, o visitante pode percorrer alambiques, destilarias, cachoeiras, um parque ecológico, restaurantes, cafeteria, bistrô, empórios, contando, ainda, com charmosas opções de pousadas.

Roteiro do Café e do Vinho: Na cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP), a rota trabalha as cadeias produtivas do café e do mel. O roteiro se apoia no interesse pela cultura do café e as indústrias cafeeiras, que movimentam o turismo de negócios no município, marcado pela riqueza histórica do grão. A rota também é cenário de fazendas produtoras de uvas finas, que permitem a fabricação de vinhos mundialmente premiados.

Roteiro “Do Genoma à Xícara: Também situado em Espírito Santo do Pinhal (SP), o roteiro, pertencente à cadeia produtiva do café, proporciona uma imersão na história e na cultura do grão e da bebida dele originada. Em meio a paisagens da Serra da Mantiqueira, o visitante conhece a produção de cafés especiais de alta qualidade desde a colheita, além de vivenciar o patrimônio histórico local, com espaços conservados.

Rota do Engenho: A rota, ligada à cadeia produtiva da cachaça, envolve Indiaroba e Santa Luzia Itanhi (SE). O roteiro tem como principal característica a vivência de uma linha do tempo entre o Brasil Colônia e Império, contando a história de Sergipe, a importância do Rio Piauí na economia canavieira e a constituição dos engenhos. O visitante tem a oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação artesanal de cachaça, com direito à degustação.

Rota Verde do Café: Baseada nas cidades de Guaramiranga e Mulungu (CE), a rota pertence às cadeias produtivas do café e da farinha de mandioca. O roteiro se insere na região do Maciço de Baturité, que abriga uma área de proteção ambiental com um total de 32.690 hectares. É a morada do chamado “Café de Sombra’, cultivado à sombra da mata serrana, o que confere ao solo local uma grande quantidade de nutrientes propícios à produção do grão.

Rota Caminhos da Serra de Itabaiana: o roteiro se localiza em Itabaiana (SE) e trabalha a cadeia produtiva da farinha de mandioca. No local, o turista pode acompanhar o trabalho de uma casa de farinha, na qual duas famílias de mulheres se revezam a cada semana para elaborar comidas típicas. Também é possível conhecer o beneficiamento da castanha de caju, além do Parque dos Falcões, único da América Latina especialista no manejo de aves de rapina.

Nos siga no Google Notícias