ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Lugares por Onde Ando

Viajar de carro para evitar aglomerações em aeroportos

Paulo Nonato de Souza | 04/12/2021 08:14
Viajar de carro para destinos nacionais é boa alternativa para não correr risco diante da ameaça da Ômicron (Foto: Helio Fazan/Arquivo)
Viajar de carro para destinos nacionais é boa alternativa para não correr risco diante da ameaça da Ômicron (Foto: Helio Fazan/Arquivo)

Apesar da Ômicron, a nova variante do coronavírus, o fim de ano que se aproxima será bem diferente na comparação com a virada de 2020 para 2021. Se ainda não teremos a liberdade de viajar que havia antes da pandemia, também não há motivo para acreditar que novamente teremos que cumprir regras rígidas de confinamento e distanciamento social.

Com o avanço da vacinação no Brasil, e já são 135 milhões de brasileiros 100% vacinados, 63,7% da população, uma boa alternativa para não correr risco diante da ameaça da Ômicron é se programar para curtir suas férias de fim de ano em destinos nacionais. “Meu planejamento era viajar para Orlando (Estados Unidos) no dia 2 de janeiro, mas já estou repensando. Acho que vamos ficar por aqui mesmo”, disse o campo-grandense Luiz Fernando Serafim.

“Já combinei com a família que, se vamos viajar, tem que ser de carro. Nada de avião, nada de aeroportos”, garante o funcionário público Luiz Davi da Rocha. Segundo ele, o plano B é ficar em Campo Grande e curtir a virada de ano no Parque das Nações Indígenas. “A gente abre uma champagne na beira do lago e tá tudo certo. Até que se tenha certeza sobre essa nova variante é preciso ter muito cuidado”, ressaltou.

Se você também está receoso de encarar aglomerações em aviões e aeroportos na sua próxima viagem de férias,  veja dicas para uma boa viajem de carro neste fim de ano, sem deixar, é claro, de se preocupar com os cuidados que já entraram para o nosso cotidiano: uso de máscaras e de álcool em gel para higienização das mãos.

São 14 dicas importantes, não apenas relacionadas à pandemia de Covid-19, mas também sobre os cuidados que devemos ter com o carro antes de pegar a estrada:

1. Higienização do veículo

As superfícies do carro devem ser higienizadas: direção, câmbio, painel frontal, espelhos, maçanetas e até o botão do rádio, enfim, todas as partes do veículo que serão tocadas devem ser higienizadas com álcool 70º, álcool em gel, ou, caso haja restrições ao produto, água e sabão.

2. O uso de máscara na viagem

Se você vai viajar sozinho no carro ou acompanhado de pessoas com quem mora não há necessidade de usar máscara durante a viagem de carro, mas deixe a máscara sempre à mão para que, assim que sair do carro, coloque com a devida segurança no rosto.

Se tiver alguém de fora, todos devem usar a máscara durante a viagem – lembre-se que você estará dentro de um recinto fechado com uma pessoa que, embora possa parecer saudável, pode estar contaminada de forma assintomática.

3. Janelas abertas ou ar-condicionado?

Infectologistas afirmam que os vidros abertos oferecem uma melhor circulação de ar dentro do carro. O ar-condicionado pode viciar o ar respirado, aumentando a chance de contrair doenças respiratórias.

4. Restaurantes na beira da estrada

Observe que podem existir regras diferentes relativas à abertura de serviços entre os estados brasileiros e até entre regiões de um mesmo estado. Assim, alguns restaurantes podem estar abertos aos clientes (obedecendo às devidas regras, como a capacidade limitada e o distanciamento entre as mesas) ou apenas fornecer a comida no sistema pague e leve.

5 - Itens importantes no orçamento da viagem:

Gasolina: Verificar a quantidade de gasolina que você utilizará na sua viagem, planejar um roteiro e calcular a distância do seu destino pela quantidade de combustível utilizada pelo seu carro;

Pedágio: Pesquise a estrada que você irá percorrer e faça uma estimativa dos pedágios e os seus valores;

Hospedagem: Em viagens longas, você terá que parar para dormir, para isso, reserve com antecedência as hospedagens ou pense em levar uma barraca se for do tipo aventureiro;

Alimentação: Para aguentar a estrada é preciso estar de barriga cheia, por isso, prepare sanduíches e leve uma sacola térmica para manter os alimentos frescos, pois, nem sempre será possível encontrar um restaurante aberto pelo caminho.

6. Não esquecer da revisão do carro

É fundamental fazer a revisão do automóvel antes de cair na estrada. O ideal é que isso seja feito 15 dias antes da viagem e a partir de então conferir se o carro está funcionando perfeitamente. A possibilidade de você encontrar uma oficina mecânica durante a viagem será mínima.

7 - O que revisar no carro antes de viajar:

Freios: Cheque se pastilhas, discos, lonas e tambores estão em boas condições. Verifique também se o fluído está no prazo de validade e no nível certo;

Suspensão e rodas: Realize o balanceamento e alinhamento da suspensão para que as rodas funcionem perfeitamente;

Óleo e líquido de arrefecimento: Verifique o nível do óleo e do líquido de arrefecimento e, se necessário, faça a troca. É importante utilizar os fluídos indicados pelo fabricante do carro;

Faróis: Você pode levar multas se viajar com o farol apagado, por isso, é importante conferir o funcionamento das lâmpadas e fusíveis;

Pneus: Você sabia que pneus bem calibrados e em bom estados ajudam a economizar gasolina? Portanto, procure conferi-los antes de pegar a estrada e durante a viagem. Não se esqueça de verificar o estado do estepe também.

Com esses itens em dia, faltará apenas conferir os equipamentos de segurança:

– Macaco,
– Triângulo de sinalização,
– Estepe,
 – E chave de roda.

8 - Dica de ouro para viajar de carro

Leia o manual do seu carro e aprenda o básico sobre o seu funcionamento, inclusive a trocar o pneu. A autonomia é o segredo de uma boa viagem.

9 - Fazer o seguro viagem:

É imprescindível ficar atento à segurança de todos os passageiros, pois, imprevistos acontecem nas melhores viagens. Percorrer as estradas brasileiras, saiba que é obrigatório estar com o seguro do carro em dia.

10 – Busque notícias sobre as estradas:  

Antes de iniciar a viagem, inclusive nas paradas, sempre verifique as notícias de trânsito para saber o estado das estradas. Às vezes, vale a pena pagar mais uma noite no local do que ficar 8h parado no meio do caminho.

11 - Melhor não confiar muito no GPS:

O GPS veio para facilitar a vida dos motoristas, mas nem sempre é confiável. Existem rotas e caminhos que apenas motorista experiente conhece. Por isso, caso a sua intenção é explorar lugares desconhecidos, o ideal é comprar um bom e velho mapa da região e descobrir novas estradas.

Mas se você prefere a tecnologia, existem diversos aplicativos que podem informar rotas mais rápidas, como o CCR Rodovias, Google Maps, Waze, WikiRota e EcoRodovias. Desta forma, você terá informações para traçar rotas de acordo com a sua preferência, qualidade das estradas, presença de radares e polícia rodoviária, que é o caso do Waze, condições das estradas e do trânsito, locais de pedágios e de descanso.

12 - Viajar de carro com criança pequena:

Viajar de carro com bebê pode ser uma aventura. Mas, antes de tudo, é importante saber que não é recomendável viajar com recém-nascidos!

Não há nada na lei de trânsito brasileira que proíba a viagem de recém-nascidos, no entanto, os cuidados que eles demandam nem sempre podem ser adaptados à estrada. Por isso, espere até que o bebê complete, no mínimo, 4 meses e que ele tenha tomado todas as vacinas obrigatórias, para iniciar sua viagem.

13  - Itens importantes para viajar de carro com bebê:

– Cadeirinha: Os bebês devem ser transportados em dispositivos de retenção (bebê-conforto ou cadeirinhas) dentro do carro, previsto por lei;

– Temperatura: Preste atenção na regulagem do ar-condicionado do carro, pois, a temperatura ideal para os bebês é entre 23 ºC e 25 ºC;

– Alimentação: É preciso estipular paradas para alimentar o bebê, além de prever sacolas térmicas para manter a papinha sempre fresca;

– Kit primeiros socorros: Item essencial de qualquer viagem, o kit de primeiros socorros precisa estar adaptado aos bebês.

14 - Itens importantes para viajar de carro com pet:

É preciso seguir alguns cuidados na hora de levar o seu animal de estimação para viajar de carro:

Transporte: É proibido carregar animais no colo, no banco da frente, com a cabeça para fora da janela e solto dentro do carro. Por isso, pesquise o equipamento mais apropriado para transportá-lo (cinto de segurança, caixa de transporte ou cadeirinha);

Identificação: É obrigatório identificar o pet com uma coleira com o número do RG do animal;

Vacinação: A carteira de vacinação do pet precisa estar em dia antes de iniciar a viagem;

Necessidades: Não se esqueça de planejar as paradas para que o seu pet se alivie na estrada.

Veterinário: Para não ser pego de surpresa, leve seu cão em uma consulta com o veterinário para verificar o estado de saúde do animal.

Nos siga no Google Notícias