ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 34º

Veículos

Mercedes-Benz lança linha 2017 da Sprinter

Modelo chega com novo visual, mais tecnologia e conforto

Por Márcio Martins | 04/08/2016 09:07
Sprinter Van 515. Comporta 20 passageiros mais motorista (Foto Márcio Martins)
Sprinter Van 515. Comporta 20 passageiros mais motorista (Foto Márcio Martins)

A Mercedes-Benz apresentou em Itatiba-SP a nova linha 2017 da Sprinter. O modelo chega ao mercado brasileiro neste mês, as principais novidades é o novo visual, novos recursos tecnológicos e mais itens de conforto. Na parte mecânica não houve alterações.

O novo design foi apresentado pela Mercedes-Benz em 2013 na Europa, o modelo recebeu novos faróis, grade frontal, capô, para-lama e faróis de neblina integrados ao também novo para-choque. A estrela da Mercedes-Benz em destaque entre as lâminas da grade frontal mantém a identidade da família Mercedes-Benz Vans. Já na parte traseira, nenhuma novidade.

Mercedes-Benz lança linha 2017 da Sprinter
O design traseiro não foi alterado. Porém foi incluíodo novo sistema de iluminação.
O design traseiro não foi alterado. Porém foi incluíodo novo sistema de iluminação.

Entre as inovações de segurança da nova linha Sprinter destaca-se o sistema Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral. Este sistema detecta ventos laterais fortes que podem até mesmo tirar o veículo da trajetória, se isto acontecer o Crosswind entra em ação corrigindo a trajetória do veículo. Por exemplo o vento empurra a van para esquerda, o sistema traz o veículo para direita, apenas com o auxilio do freio, sem a intervenção do motorista.

O assistente é ativado a partir da velocidade de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i®.

Outro recurso que foi incluído no nova Sprinter 2017 é o assistente direcional nos faróis de neblina que acende para o lado que o motorista virar, dando mais segurança para o condutor e os pedestres. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista. Ainda falando em luzes, o farol também recebeu a luz diurna, que foi permitida pela legislação como substituto do farol baixo.

Mercedes-Benz lança linha 2017 da Sprinter
Versão Van recebeu novos bancos. Versões de 9 até 20 passageiros, mais motorista
Versão Van recebeu novos bancos. Versões de 9 até 20 passageiros, mais motorista

De acordo com Carlos Garcia, gerente sênior de Vans da Mercedes-Benz do Brasil, a Sprinter é o carro-chefe não somente para a divisão, mas também para todo o mercado de veículos comerciais leves, sendo a criadora do segmento de vans grandes ou “Large Vans” no Brasil. “Desde que a Sprinter foi lançada no País, há quase 20 anos, sempre garantiu aos nossos clientes padrões elevados de versatilidade e disponibilidade. A cada renovação, a Mercedes-Benz agrega mais valor ao veículo, atendendo às novas demandas dos clientes e diferenciando-se no mercado pela segurança exemplar, fascinante conceito de produto, design atrativo e alto nível de conforto”, afirma Garcia.

Na parte interna, a marca caprichou em alguns mimos ao motorista, com vários porta objetos, e bancos com mais conforto e agora reclináveis das vans de 15, 17 e 20 passageiros. São também mais largos e ganharam aumento na altura do encosto. Além disso, o encosto de cabeça recebeu a complementação de apoio lateral.

Veículos para test-drive. (Foto Márcio Martins)
Veículos para test-drive. (Foto Márcio Martins)
Márcio Martins testou por 8 km cada versão da nova Sprinter. (Foto Juvenal Jorge)
Márcio Martins testou por 8 km cada versão da nova Sprinter. (Foto Juvenal Jorge)

Num percurso de aproximadamente 8 km fizemos um teste com as novas versões: Furgão, Van e chassi que se mostrou muito confortável e ágil num local cheio de curvas fechadas e subidas íngremes, porém o teste foi feito sem carga.

Além do conforto e mimos para o motorista outro ponto muito importante no veículo é a inclusão de série de diversos sistemas de segurança. Entre eles o sistema eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i® da Sprinter integra os sistemas ABS, ASR, BAS e EBV. Veja abaixo o que significa cada um deles.

O já conhecido ABS (Anti-Lock Braking System), ou sistema anti-travamento de frenagem, evita o bloqueio das rodas, mesmo em frenagens bruscas, enquanto o ASR (Anti Slip Regulation), ou sistema de controle de tração, evita que as rodas patinem em piso de baixa aderência. Já o BAS (Brake Assist System), ou sistema de assistência de frenagem, reconhece a velocidade de acionamento do freio e, em caso de emergência, reduz a distância de frenagem, independentemente da ação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV (Eletronic Brake-Power Distribution), ou distribuição eletrônica da força de frenagem, reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto veículo e carga, ajustando a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito.

A Sprinter tem 60 diferentes opções em seu portfólio completo, incluindo as três opções de modelo: a 315, comercial leve (ou caminhonete) e que na linha 2017 adota a nova nomenclatura (a anterior era 313), com PBT de 3,5 toneladas e motor com 129 cv de potência; a 415, da categoria caminhão leve que atende o segmento de VUC, com PBT 3,8 toneladas e potência de 146 cv e a 515, também da categoria caminhão leve com 5 toneladas e 146 cv.

Versão Furgão Street, com opção de 7,5 m³ até 14 m³
Versão Furgão Street, com opção de 7,5 m³ até 14 m³
Mercedes-Benz lança linha 2017 da Sprinter

Com essas funções, o ESP Adaptativo 9i® garante o controle de frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção durante movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via, fazendo a Sprinter ser o veículo comercial leve mais seguro da categoria.
Destaque também para o conceito de absorção de impactos da carroceria em caso de acidente.
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 t), 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Os clientes contam com cerca de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com o modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens.

Como novidade decorrente da atualização da linha, a nomenclatura da nova versão Street passa a ser 313 CDI, substituindo a atual 311 CDI.

Segundo a marca os furgões Sprinter abrange podem carregar cargas com volumes de 7,5 m³ a 15,5 m³, além disso possui a maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura.

A Sprinter conta com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm).

Motoristas com CNH categoria “B” podem dirigir apenas os furgões e chassis furgões e chassis 415 CDI e 515 CDI, podendo também circular em zonas de restrição, ampliando assim as opções de escolha para os clientes que trabalham no dia a dia do transporte urbano de passageiros e cargas. Nas demais versões é necessário a categoria “C”.

As versões da linha 2017 da Sprinter começam a ser vendidas a partir de R$ 109 mil.

Confira a Galeria de Imagens: