ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Veículos

Nissan cria veículo elétrico de testes com controle de tração integral

Nissan LEAF e+ promete alta tecnologia, desempenho e design arrojado

Márcio Martins | 12/11/2019 19:30
Visual do novo Nissan LEAF e+. (Fotos: Divulgação Nissan)
Visual do novo Nissan LEAF e+. (Fotos: Divulgação Nissan)

A Nissan revelou que está desenvolvendo um carro de alta potência com tração integral e dois motores elétricos, equipado com novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para a próxima geração de veículos elétricos da montadora.

Baseado no modelo 100% elétrico Nissan LEAF e+, o veículo é equipado com um avançado sistema de tração integral, movido por dois motores elétricos de alta potência – um na frente e outro na traseira –, integrados à tecnologia de controle do chassi desenvolvida pela Nissan. O resultado é um sistema de controle elétrico da tração integral, que levará a performance dos carros elétricos da Nissan a um novo nível.

"A nova geração de veículos elétricos que a Nissan vai lançar em breve causará uma verdadeira ruptura", disse Takao Asami, vice-presidente sênior de pesquisa e engenharia avançada na Nissan. "Ela faz parte das tecnologias de propulsão elétrica e controle da tração integral da Nissan, aliada à nossa tecnologia de controle do chassi. Todas juntas ajudarão a dar um grande salto em termos de aceleração, performance nas curvas e na frenagem, para ficar à altura dos últimos carros esportivos".

Esta tecnologia é um componente-chave da Nissan Intelligent Mobility, a visão da empresa para a forma como os veículos são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.

O veículo é equipado com um avançado sistema de tração integral. (Fotos: Divulgação Nissan)
O veículo é equipado com um avançado sistema de tração integral. (Fotos: Divulgação Nissan)

Utilizando dois motores elétricos distintos – um na frente e outro na traseira – o trem de força gera 227 kW de potência máxima e 69,3 kgfm de torque máximo. Este rendimento é complementado pelo sistema de controle dos motores elétricos de altíssima precisão, resultado da tecnologia avançada de veículos elétricos da Nissan, que oferece uma aceleração extremamente ágil e incrivelmente suave.

Os motoristas podem se beneficiar do sistema de controle da tração integral em praticamente qualquer situação de condução, usufruindo de uma performance de condução muito melhor e mais segura.

O carro de testes conta com uma tela de 12,3 polegadas instalada no centro do painel de instrumentos. (Fotos: Divulgação Nissan)
O carro de testes conta com uma tela de 12,3 polegadas instalada no centro do painel de instrumentos. (Fotos: Divulgação Nissan)

Outro recurso muito interessante é ação da frenagem regenerativa do motor elétrico traseiro como complemento à frenagem regenerativa usual do motor elétrico dianteiro. Por exemplo, ao desacelerar no trânsito urbano, o sistema faz com que os passageiros não sejam 'chacoalhados' para trás e para frente, reduzindo o potencial de desconforto e enjoo neste tipo de situação. Da mesma forma, ao acelerar em uma pista irregular ou esburacada, o controle dos motores elétricos é otimizado para manter o conforto da condução, minimizando o movimento irregular.

O carro também é equipado com alargadores de para-lamas e rodas estilo rali(Fotos: Divulgação Nissan)
O carro também é equipado com alargadores de para-lamas e rodas estilo rali(Fotos: Divulgação Nissan)

Além de otimizar a alocação do torque na frente e na traseira, o sistema controla a frenagem de forma independente para cada uma das quatro rodas, para maximizar a força gerada por cada pneu ao fazer curvas. Assim, o motorista pode desfrutar da capacidade do veículo de fazer curvas, seguindo exatamente a direção desejada com o mínimo de esterçamento.

Apesar de ser um carro de testes cuja tecnologia não é aparente, o exterior feito sob medida cumpre eficazmente a missão de comunicar a avançada tecnologia da Nissan Intelligent Mobility embarcada, despertando a emoção para uma nova era da tecnologia dos veículos elétricos da Nissan. Equipado com alargadores de para-lamas e rodas estilo rali, este carro de testes confirma que está pronto para encarar as condições de condução mais extenuantes.

Do lado de dentro, o carro de testes conta com uma tela de 12,3 polegadas instalada no centro do painel de instrumentos para apresentar informações em tempo real sobre a tecnologia de controle do veículo por meio de uma interface gráfica elegante. Graças à visualização customizada, o motorista pode entender melhor os movimentos do veículo e avaliar rapidamente a performance da tecnologia de controle da tração integral.

A tecnologia de controle da tração nas quatro rodas aumenta a segurança do motorista em uma série de condições de rodagem. Ao fazer curvas em uma pista coberta de neve, por exemplo, o veículo pode seguir fielmente a trajetória pretendida pelo motorista, graças ao controle de alta precisão do motor elétrico e da frenagem. Com segurança para enfrentar uma série de superfícies diferentes, dirigir se torna muito mais prazeroso.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Veículo tem dois motores elétricos distintos – um na frente e outro na traseira. (Fotos: Divulgação Nissan)
Veículo tem dois motores elétricos distintos – um na frente e outro na traseira. (Fotos: Divulgação Nissan)
Nos siga no Google Notícias