ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Veículos

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Modelo deixa o visual conservador para ficar mais esportivo

Márcio Martins | 10/05/2013 14:16
Fotos divulgação
Fotos divulgação

Chega ao mercado brasileiro, a quarta geração do Toyota RAV4, o utilitário esportivo da Toyota lançado em 1994 no Japão, foi o pioneiro do seguimento de utilitários crossovers com vocação urbana no mundo.

Passados 20 anos da sua estreia, o novo RAV4 ficou mais moderno e encorpado, ganhando mais alguns centímetros em altura e comprimento, seu interior está mais sofisticado, tem como principais atributos o design mais esportivo, além de novos equipamentos e motores.

Disponível em três versões, a de entrada com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4x2; a intermediária com motor 2.0 litros, com tração 4x4; e a topo de linha com motor 2.5 litros, com tração 4x4.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

O modelo não mudava desde 2006, agora tudo é novo, deixando aquele visual de carro do “tiozão” e recebe os traços mais modernos, com base no que a Toyota chama de conceito “Keen look”, nova identidade visual da marca, que será vista nos próximos lançamentos da marca, incluindo a futura geração do Corolla.


Todas as linhas da parte frontal foram desenhadas para que, de qualquer ângulo de visão, os olhares se voltem para o logo da Toyota. O filete único da grade flui para o conjunto óptico de formas sinuosas, com as lentes dos faróis arredondadas. As lanternas dianteiras invadem a lateral, alongando as linhas do veículo e proporcionando sensação de robustez e, ao mesmo tempo, requinte. Os para-choques musculosos e a grande entrada de ar em forma de trapézio reforçam a imponência do modelo.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Interior
Se comparado à geração anterior, melhorias foram efetuadas nos bancos dianteiros para melhorar o conforto de quem dirige e também do passageiro. As larguras do encosto e do assento foram aumentadas. O volante recuou mais 40 mm possibilitando acomodação mais confortável.


Já na parte de trás, o espaço para os passageiros teve um aumento de 41 mm com a remodelação dos bancos dianteiros, que ficaram mais finos e ergonômicos, mesmo mantendo a medida do entreeixos da versão anterior (2,66m). O passageiro que viaja no centro do banco traseiro também teve seu espaço aumentado com um túnel central praticamente plano.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Novos motores


Não foi só no visual que a marca se preocupou, o carro ganha novos motores, seguindo a moda do downsizing (motores menores e mais eficientes). Vem equipado com 2.0, de 145 cavalos e 19,1 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão do tipo CVT; já o 2.5 vem com 179 cv e 23,8 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de seis marchas, aposentando de vez o arcaico câmbio de quatro marchas.


Segundo informações da marca, nas medições do INMETRO, os motores do Novo RAV4 ganharam notas “A” (2.0L) e “B” (2.5L) em eficiência no consumo de combustível. As versões 2.0L 4x2 e 4x4 consomem 9,5km/L na cidade e 10,9km/L na estrada. A performance da versão 2.5L 4x4 foi de 8,7km/L na cidade e de 10,9km/L na estrada.


O motor recebeu tecnologia avançada como duplo comando de válvulas variável, escape da câmara de combustão, o bloco conta com sistema de aceleração ETCS-i e sistema de admissão de ar ACIS. O ETCS-i é um sistema em que o acelerador possui um controle eletrônico inteligente, onde somente a gasolina necessária é utilizada para movimentar o veículo. O ACIS é um sistema com dupla admissão de ar, uma para velocidades de cruzeiro e outra para acelerações mais bruscas. Combinados tanto com a transmissão automática CVT de 7 velocidades, quanto a Super ECT de 6 velocidades, ambos os conjuntos geram uma eficiência no consumo de combustível.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

 

Equipamentos e valores

A versão de entrada 2.0 4x2 do RAV4 custa R$ 96,9 mil, e traz entre os principais equipamentos ar-condicionado, direção hidráulica, CD player com conexão Bluetooth, USB e auxiliar; volante e manopla do câmbio em couro, volante com comandos do rádio, airbag duplo, faróis de neblina, sensor de estacionamento e ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD) e sistema de assistência em frenagem de emergência (BAS).

Já na 2.0 4x4 custa R$ 109,9 mil, nesta configuração intermediária acrescenta de relevante itens que aumentam o conforto dos ocupantes, como ar-condicionado digital dual zone, tela de 6,1 polegadas que agrega sistema de som e câmera de ré, bancos dianteiros com aquecimento (sendo o do motorista ajustável eletricamente), revestimento interno em couro, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico, destravamento das portas por proximidade da chave e sistema de ignição por botão. A segurança também aumenta, com airbags laterais e de cortina.

Toyota apresenta oficialmente o novo RAV4

Na topo de linha, que custa R$ 119,9 mil, apenas o teto solar elétrico é adicionado. O diferencial, mesmo, é o motor 2.5 e o câmbio automático. Mas fica devendo o GPS.

Aqui no Brasil o RAV4 vai encarar o rivais Honda CR-V, Hyundai iX35 e Kia Sportage.

De acordo com a Toyota, a expectativa é que 60% das vendas sejam da versão 2.0 4X2, 30% da 2.0 4X4 e 10% da 2.5 4X4.

As primeiras unidade ja chegaram aqui em Campo Grande, na concessionária Kampai, veja na galeria fotos que fizemos do carro.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias