A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

13/05/2018 11:21

Dicas para praticar esportes com os seus cães

Por René Rodrigues Junior*

Não dá para discutir que qualquer atividade fica mais divertida quando se tem a companhia de um cachorro, e quando se trata de praticar exercícios físicos não é diferente. Mas, para quem considera a possibilidade de levar o pet para a ginástica, algumas questões devem ser avaliadas.

Antes de levar o cão para o exercício, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao médico veterinário para fazer um check-up. Por meio dos exames, é possível saber se o animal está com a saúde em dia ou se tem alguma limitação para a prática esportiva.

Algumas raças exigem mais cuidado: os cães braquicefálicos (de focinho curto), por exemplo, merecem atenção especial devido à dificuldade de respirar, especialmente em dias quentes. Aliás, quando o assunto é temperatura, os cães, assim como nós, não devem ser expostos excessivamente ao sol, e os passeios nos períodos mais quentes do dia devem ser evitados.

Outro cuidado importante está relacionado à hidratação do cachorro: o organismo destes animais é composto por cerca de 60% de água, e uma perda de 5% já é suficiente para deixá-lo desidratado. Em dias muito quentes, o animal perde mais líquido do que consegue repor; portanto, é sempre importante levar água para o seu animal.

A ocorrência de câncer de pele em cães vem aumentando muito nos últimos anos. Poucos sabem, mas cachorros de pelagem branca, com pouco pelo na ponta da orelha, no focinho, nas patas e no rabo ou com focinho rosado precisam usar protetor solar diariamente antes de se expor ao sol. Para quem tem bichinhos assim, é preciso pedir que o veterinário indique o melhor produto para se usar; afinal, os que utilizamos não são recomendados para animais.

Praticar esporte com o seu cachorro pode ser muito prazeroso, principalmente quando o bem-estar do cão não é comprometido. Fique atento aos cuidados necessários e bom passeio!

*René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos

ICMS e agrotóxicos: um exemplo de lucidez em meio ao caos
O amplo conjunto de ações impostas em 2019 por governantes brasileiros no sentido de fragilizar a proteção ao meio ambiente não tem paralelo na histó...
Compliance: benefícios práticos nas empresas
Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Indep...
Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions