Aberta temporada de decretos para feriadão dos 126 anos
Feriadão à vista – A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul saiu na frente e abriu oficialmente a temporada de decretos de ponto facultativo pelo aniversário de Campo Grande, comemorado em 26 de agosto. Como a data cai em uma terça-feira este ano, o decreto publicado nesta quarta-feira garante feriadão.
Tradição – Com a folga estendida para a segunda-feira, dia 25, os servidores da instituição terão quatro dias de descanso, de sábado a terça. A medida deve ser seguida por outros órgãos públicos nas próximas semanas, mantendo a já tradicional pausa prolongada para celebrar o aniversário da Capital.
Praça de alimentação – O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu chamamento público para autorizar a instalação de um food truck na área externa da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, que fica no Parque dos Poderes.
Nem tudo pode – O edital prevê venda de alimentos e bebidas não alcoólicas, com critérios de higiene e preços compatíveis. A seleção será feita por análise documental e, se necessário, sorteio. Na justificativa, o órgão garante que quer oferecer refeições acessíveis aos funcionários, sem custos para a instituição e sem vínculo com a administração.
Não tá fácil pra ninguém – O ex-vereador Claudio Serra, que está preso e é acusado de fraudes em licitações em Sidrolândia, virou alvo de execução judicial por uma dívida bancária no valor de R$ 48,4 mil. A Justiça deferiu o pedido de bloqueio de contas e determinou a chamada "teimosinha", que reitera diariamente a busca por saldo durante 30 dias ou até o valor ser localizado.
Nome sujo – O processo, que tramita sob segredo de Justiça, inclui ainda ordem para transferência dos valores encontrados à Conta Judicial e posterior intimação do devedor. A ação foi movida por uma cooperativa de crédito e é referente a uma cédula de crédito bancário não quitada. Caso não sejam encontrados valores suficientes, a Justiça determinou que a parte autora indique outros bens passíveis de penhora.
Alems também é cultura – A inserção de datas comemorativas no calendário oficial do Estado também é cultura. Para quem não sabe, há 11 anos ocorre, anualmente, uma peregrinação na última semana de maio, por cerca de 160 km entre os municípios de Bataguassu, Anaurilândia, Batayporã e Nova Andradina, com encerramento em um santuário.
Caminho da fé – Por isso, o deputado estadual Roberto Hashioka (União) apresentou projeto que reconhece o Caminho do Imaculado Coração de Maria como manifestação cultural e religiosa do Estado e o inclui no Calendário Oficial de Eventos. A peregrinação é inspirada no tradicional Caminho da Fé paulista, trajeto feito por devotos católicos em estradas de terra e asfalto.
Dipirona que salva – O pedido disfarçado de uma mulher vítima de violência doméstica, que ligou para o 190 dizendo “eu preciso de uma dipirona”, virou exemplo elogiado durante sessão de ontem na Assembleia Legislativa. A sagacidade da vítima e a pronta resposta do PM que atendeu à ligação evitaram um possível feminicídio, destacou o deputado estadual Rinaldo Modesto, que apresentou moção de congratulação ao policial.
Puxando a sardinha – A homenagem acabou estendida a todos os parlamentares da Casa e a tribuna virou espaço para defesa da atuação da Segurança Pública do Estado. O deputado Zé Teixeira (PSDB) contestou críticas feitas anteriormente e citou dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontando queda de 34,9% em mortes por intervenção policial. Para puxar a sardinha para a esposa, o marido da prefeita Adriane Lopes, Lídio Lopes (sem partido), apresentou bons números da Capital.