ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artigos

Controle financeiro pessoal e para microempreendedores

Como começar, porque é importante e quais os benefícios

Por Henrique Vieira (*) | 18/02/2015 14:50

O controle financeiro é uma etapa de suma importância não só para os empresários, mas também para uma pessoa comum que deseja alavancar suas finanças para maiores conquistas, como no caso da compra de um veículo, imóvel ou até mesmo reunir altas quantias para investimento.

O interesse de ambos é parecido, que é gastar o mínimo possível, tendo o máximo de dinheiro em mãos, tirando todo o potencial do mesmo e deixando de lado os gastos sem sentido, ou seja, gastos que não venham a trazer nenhum benefício para sua vida.

Controle Financeiro para Microempreendedores

O controle financeiro para microempreendedores consiste principalmente em ter um controle diferenciado para atender suas necessidades em relação à compra de produtos e fluxo de caixa. O primeiro passo para o microempreendedor que deseja ter sucesso é separar as finanças de sua empresa de suas finanças pessoais.

É muito comum um empresário unir as finanças de sua empresa com suas finanças pessoais, e isso acaba gerando um descontrole muito grande. Para ter um melhor controle, o ideal é estipular um salário.

Outro fator de suma importância para controle financeiro é manter o fluxo de caixa. O fluxo de caixa nada mais é do que ter um dinheiro disponível para as necessidades de sua empresa, como no caso de dinheiro para compra de produtos, sendo denominado como dinheiro para repor estoque, sendo de suma importância para qualquer microempresa.

Controle Financeiro Pessoal

A base do controle financeiro pessoal é praticamente a mesma base do microempreendedor, somente o dinheiro que será utilizado para outras finalidades. Esteja ciente de que o controle financeiro pessoal muitas vezes é mais complicado do que para o microempreendedor, que em muitos dos casos já tem cursos e já sabe como dominar de forma parcial seu dinheiro.

Uma boa alternativa é o controle financeiro online e o ideal é separar seu dinheiro em três partes. A primeira parte deve ser destinada aos gastos mensais, sendo os gastos que incluem aluguel, parcela de automóvel, compras e vários outros gastos mensais que você deve cumprir.

A segunda parte é referente aos gastos pessoais, como no caso de compra de produtos ou aquisição de serviços que não estão incluídos em seus gastos mensais. Essa é uma parte na qual deve se tomar bastante cuidado, sendo que a maioria dos brasileiros gastam praticamente todas as suas finanças mensais com serviços ou produtos fúteis, que realmente não necessitam e consequentemente colocam em risco suas finanças pessoais.

A terceira parte será o dinheiro proveniente de seu controle financeiro, sendo a sobra do mês que você irá guardar. Essa é com certeza a parte mais complicada, pois na maioria das vezes a pessoa não consegue se controlar e acaba gastando. Nesse caso o ideal é tentar ao máximo ter controle, e principalmente não deixar o dinheiro em mãos. O uso de uma planilha financeira pode ser de grande ajuda para conseguir controlar seus gastos, ajudando a melhorar o controle.

(*) Henrique Vieira é estudante de comunicação.

Nos siga no Google Notícias