ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Mais retrocessos contra os consumidores dos planos de saúde

Ana Carolina Navarrete e Maria Stella Gregori (*) | 16/05/2021 09:30

Quem acompanha a agenda do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já pressentia que velhos temas poderiam voltar ao debate. Desde que assumiu a pasta, Queiroga reuniu-se somente com representantes do setor privado, das operadoras e dos prestadores de serviço.

O resultado dessas articulações desavergonhadas veio à luz agora, com o anúncio de uma consulta pública sobre a chamada “Política Nacional de Saúde Suplementar Para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19”, que seria elaborada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) com diretrizes e princípios definidos pelo Consu (Conselho de Saúde Suplementar), um órgão de representação interministerial.

A PNSS-Covid-19 vem tarde e vem torta. O texto, genérico e propositalmente impreciso, abre espaço, por exemplo, para a extinção dos prazos máximos de atendimento e para a proliferação de planos subsegmentados, mais baratos e com baixíssima cobertura, que se apoiam no SUS para a realização dos procedimentos mais caros e complexos.

Outra aberração é a ideia de ampliar o poder de interferência das operadoras nas relações entre médicos e pacientes, inclusive fazendo mais exigências para autorizar procedimentos e tratamentos – uma burocratização que tem o único objetivo de reduzir os gastos das empresas às custas da saúde dos consumidores.

Por fim, o texto desestimula o atendimento de consumidores de planos de saúde pelo SUS, o que fere nossa Constituição Federal, que garante atendimento a qualquer cidadão. As diretrizes propostas pelo Consu violam a autonomia técnica da ANS – que, aliás, foram fortalecidas pela Lei das Agências Reguladoras.

Desde o início da pandemia, não faltaram oportunidades para que a ANS e as operadoras de planos de saúde contribuíssem de maneira voluntariosa com o enfrentamento da crise.

O que a sociedade ouviu foi uma sequência de negativas cruéis. Cessão de leitos disponíveis para atendimento de pacientes em fila única com o SUS? Não. Ampla testagem da Covid-19 para os consumidores? Não. Inclusão irrestrita dos testes sorológicos no Rol de Cobertura Obrigatório? Não. Suspensão ampla dos reajustes para planos individuais e coletivos? Não. Suspensão da recomposição dos reajustes? Não.

Apesar de tudo isso, as operadoras agora são tratadas como grandes aliadas na batalha contra a pandemia e, como recompensa, ganharam a chance de impulsionar o setor em detrimento do SUS e dos direitos dos consumidores. Com o cheque em branco da nova política, elas podem finalmente emplacar sua agenda histórica de desregulação e redução das garantias assistenciais, em um mercado onde os abusos são persistentes.

E fica pior. A consulta pública acontece no exíguo prazo de dez dias, absolutamente incompatível com a complexidade e importância das questões que o texto da PNSS-Covid-19 levanta. O que se quer, não resta dúvidas, é envolver de legitimidade um processo com desfecho combinado: o fortalecimento e a ampliação do mercado de saúde suplementar e a oficialização do parasitismo em relação ao SUS – o que o texto do Ministério da Saúde convenientemente chama de “integração”.

Em todo o mundo a pandemia serviu para ressaltar a importância dos sistemas públicos e universais. O Brasil, mais uma vez, corre na contramão. A iniciativa do Consu, capitaneada pelo ministro da Saúde, demonstra desconhecimento técnico do papel da saúde suplementar nas ações de saúde no país e atesta que este governo se move à revelia da crise, sem compaixão ou empatia com milhares de pessoas e famílias dilaceradas pela Covid-19. O foco está na área econômica, e não nos cidadãos e consumidores. É por isso que defendemos a rejeição integral da proposta.

* Ana Carolina Navarrete - Advogada e coordenadora do Programa de Saúde do Idec.

* Maria Stella Gregori - Advogada, professora da PUC/SP, ex-diretora da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Nos siga no Google Notícias