ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Mãos limpas estarão mais seguras

Luciana Barbosa (*) | 03/05/2013 14:02

O cuidado com a saúde e o simples ato da higienização das mãos são essenciais para prevenir doenças e reduzir infecções. Transformar a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel em um hábito frequente é benéfico para todos e pode salvar mais vidas. Principalmente durante a transição das estações do ano, em que o clima está mudando e com isso a circulação do vírus da gripe aumenta, ocasionando um festival de espirros, coriza e tosse, que normalmente são desencadeados por gripes, resfriados e alergias.

Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, pelo menos duas mil pessoas morrem ao ano em consequência da gripe sazonal, que é a gripe comum. De acordo com autoridades em saúde pública, como o Centro de Controle e Prevenções de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Agência de Saúde Pública do Canadá, a proliferação do vírus influenza cresceu neste ano na América do Norte que se deparou com alguns tipos de vírus influenza mais difíceis de serem combatidos.

Tendo em vista a importância deste ato, desde 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza uma campanha mundial e comemora em 5 de maio o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data escolhida pela OMS associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da Higiene das Mãos (antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após o contato com o paciente; Após contato com as áreas próximas ao paciente).

A campanha “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, tem como objetivo melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas com a assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde e conscientizar, principalmente, pacientes e profissionais da área da saúde, que essa é uma das medidas mais eficaz e prática para prevenção de doenças e infecções contagiosas.

(*) Luciana Barbosa, farmacêutica-bioquímica é mestre e doutora em Saúde Pública pela USP, especialista em saúde da pele do trabalhador e gestão da infecção hospitalar. Atualmente é gerente de Qualidade e Regulatory Affairs e Pesquisadora da GOJO América Latina.

Nos siga no Google Notícias