A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

23/07/2016 11:47

Métodos de resolução de controvérsias

Por Rodrigo Pagani e Vithória Karam (*)

As empresas rurais familiares se distinguem das demais por diversas razões. Uma das principais é a forte presença das relações interpessoais, que precisam estar constantemente equilibradas para que a empresa, a família e o patrimônio estejam em harmonia.

É de extrema importância que sejam identificados os assuntos a serem tratados dentro de cada função exercida na empresa, seja como sócio, parceiro, herdeiro, gestor, e outras que surgem durante o desenvolvimento do negócio. Essa distinção se faz necessária para que determinadas situações sejam equilibradas, como reuniões de família, onde o objetivo é apreciar momentos de lazer e descanso, ou reuniões para tomadas de decisões concernentes ao trabalho.

A partir dessa realidade, e de acordo com as peculiaridades de cada família, se faz indispensável a aplicação de práticas de governança. Através de profissionais qualificados e preparados para trabalhar com variadas situações, é possível promover e acentuar a maturidade das relações familiares e identificar os pontos positivos e os que ainda precisam se desenvolver dentro de cada setor.

Profissionais capacitados para promover a governança também se fazem imprescindíveis em momentos de controvérsias entre os familiares, ou, ainda, em ocasiões onde há conflitos entre estes e terceiros, que de maneira indireta estão presentes nas relações empresariais. É inevitável que divergências surjam, sejam essas ocasionadas por relações preexistentes ou advindas de conflitos entre herdeiros, sucessores ou provenientes de ideias divergentes no que se refere ao patrimônio ou ao futuro do negócio.

Neste momento, é necessário que sejam aplicadas e exploradas técnicas e meios que solucionem tais situações e, ao mesmo tempo, proporcionem tranquilidade aos envolvidos, não afetando as relações existentes e mantendo o clima de confiança e respeito entre os indivíduos.

Para tanto, a aplicação de meios de resolução de conflitos, tais como a mediação, conciliação e práticas colaborativas, é de extrema importância e apresenta múltiplos benefícios, como a presença de profissionais capacitados e imparciais, que auxiliarão na solução de cada caso, mantendo a confidencialidade dos assuntos, aplicando técnicas comprovadamente eficazes com vistas à melhor decisão a ser tomada e buscando incessantemente que todos os envolvidos sejam contemplados. Além disso, é um meio extremamente funcional, não necessitando levar questões particulares às vias judiciais.

Dentro desse contexto, a Safras & Cifras busca constantemente qualificar profissionais, os mantendo preparados para buscar soluções junto aos clientes, ouvindo, auxiliando e facilitando o diálogo entre os membros da família. Esses profissionais são capacitados para identificar e apresentar possibilidades de resolução de controvérsias, utilizando, por exemplo, Câmaras específicas de Mediação e Arbitragem – locais destinados à solução de conflitos relativos a direitos patrimoniais.

Os caminhos são múltiplos, com características próprias e com inúmeras possibilidades, de acordo com cada situação. Cabe a profissionais qualificados e preocupados em trazer soluções eficazes a seus clientes buscarem e apresentarem meios que tragam o menor número de prejuízos possíveis e o maior número de soluções às relações emocionais, patrimoniais e empresariais existentes em cada família.

Para tanto, meios de resolução de controvérsias em potencial desenvolvimento na sociedade, tais como a mediação, arbitragem, conciliação e práticas colaborativas, são peças chave para quem busca um futuro promissor para a empresa e para a consolidação das relações que envolvem união, confiança e respeito, visando, no fim, a perenização do negócio e do nome da família.

(*) Rodrigo Pagani é graduado em Direito e Pós-graduando em Direito de Família Contemporâneo e Mediação e Vithória Karam é graduada em Direito e Pós-graduanda em Direito Constitucional Aplicado

Glifosato: o veneno está em todo lugar
O primeiro teste em alimentos para resíduos de glifosato realizado por laboratório registrado na Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estado...
Falácias da terceirização
A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, o projeto de lei que autoriza a terceirização do trabalho de forma irrestrita. Com esta aprovação, a...
Operação Carne Fraca: importância da fiscalização
“Quanto menos as pessoas souberem como são feitas as leis e as salsichas melhor elas dormirão” (Otto Von Bismarck -1815-1898). Esta frase famosa de B...
O custo da violência no trânsito brasileiro
A imprudência no trânsito mata cerca de 45 mil pessoas por ano no Brasil e deixa aproximadamente 600 mil com sequelas permanentes, conforme aponta o ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions