ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

Morador inadimplente não pode ser impedido de usar áreas comuns do condomínio

Por Alex Alves Garcez (*) | 30/05/2019 07:11

Em decisão recente o Superior Tribunal de Justiça julgou procedente o recurso de uma proprietária que estava sendo impedida de usufruir das áreas comuns do condomínio por estar com suas cotas condominiais em atraso.

O entendimento tem como base que o Condomínio não pode impor sanções para obrigar ou medidas para constranger Condômino inadimplente a pagar a dívida. A decisão tem como fundamento que existem mecanismos legais para cobrar as taxas condominiais, sem a necessidade de constranger o devedor perante o Condomínio.

No que pese a cobrança das cotas em atraso, o Ministro do STJ ainda pontua que uma das exceções da penhora do bem de família é por dívida de condomínio.

Evidente que com a mudança no Código de Processo Civil beneficiou os Condomínios, mas não tornou mais célere como todos acreditavam. Exemplo da morosidade processual é essa mesma proprietária que ingressou com ação para utilizar as áreas comuns, onde está em atraso com suas cotas desde 1998 e não houve penhora de seu imóvel.

Em vista das decisões independente das instâncias ou Tribunais Superiores, as decisões têm se tornado mais humanizada, não mais apenas a letra da lei. Um dos motivos desse novo olhar do judiciário pode ser creditado pelo grande crescimento de condomínios em todo o país.

Caso como a decisão desta mesma corte que julgou que condomínio não pode proibir morador de criar animal de estimação desde que esse não traga risco a segurança e tranquilidade dos condôminos. Decisão essa apenas pacificadora em vista dos Tribunais Estaduais já terem esse entendimento.

Outro caso, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça julgou que o proprietário atual só responde por dívida condominial antiga se posterior ao registro do condomínio.

O que sempre é muito argumentado e debatido em assembleias de condomínio são os casos dos inadimplentes, os que pagam em dia acham injusto manter os custos dos devedores costumas. O caso ainda se agrava quando levamos em consideração que alguns condomínios a agua e o gás não são individualizados, onde todos pagam o mesmo valor independente de quanto usara.

Essa decisão de liberação dos espaços comuns vai contrário ao que muitos condomínios utilizam, devendo daqui em diante rever seu regimento interno e convenção. Mesmo com essa decisão o condomínio tem uma solução com relação aos inadimplentes, quando se tratar de locação de espaços como churrasqueiras, salão de festas, espaços gourmet, entre outros, poderá cobrar o valor da locação de forma adiantada, diminuindo assim seu prejuízo com relação aos inadimplentes.

(*) Alex Alves Garcez é advogado especializado em Direito Condominial e Imobiliário, sócio proprietário da Muller e Garcez Advogados.

Nos siga no Google Notícias