ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Artigos

Não precisamos derrubar nem um pé de árvore mais

Por Laerte Tetila (*) | 30/10/2012 16:23

Aquela ideia de que devemos derrubar as nossas florestas porque os países do primeitro mundo assim o fizeram, ou que é preciso desmatar para desenvolver, necessita de urgentes reparos. Erros do passado não justificam erros do presente.

Aqueles países, de fato, cometeram muitos erros, mas  tiveram que aprender com eles. Tanto é  que "a área florestal está crescendo desde o século XIX na Escócia, Dinamarca, França, Suíça, Alemanha, Coréia do Sul, Inglaterra e nos Estados Unidos, países que adotaram mecanismos indutores de reflorestamento e regeneração de matas nativas" (Revista Planeta, outubro de 2012).

Reconhecendo o imenso valor das florestas, esses países  adotaram o chamado manejo florestal de baixo impacto (sustentável), que faz das florestas uma  preciosa fonte de emprego e renda, sem destruí-las,  ainda mais sabendo de sua importância na proteção do clima, das bacias hidrográficas, da biodiversidade e da própria vida humana. No Japão, por exemplo, apesar da elevada densidade demográfica, o aumento da cobertura florestal tem sido impressionante.

Conforme Morelho (2012), " 69% do território japonês já se encontra reflorestado, graças ao estabelecimento de plantações florestais com biodiversidade."  Também na França,  segue Morelho, "desde a metade do século XIX a área florestal não sofreu reduções; ao contrário, pois aumentou, e a França é, hoje, auto suficiente  em madeira". Na contramão da história, nos  países emergentes,  principalmente  nos tropicais, as florestas continuam encolhendo, figurando o Brasil entre os que mais desmatam.

Para  dizer o mínimo,  600 mil hectares  vieram abaixo, em 2011, só no arco do desmatamento amazônico e no Pantanal, e, conforme notícia recente da Folha de S. Paulo, "nos últimos três anos, cerca de 27O mil hectares de matas nativas foram desmatadas, cujo índice de desmatamento foi, proporcionalmente, maior que o da Amazônia".

Mas, apesar da perda da biodiversidade e do tremendo passivo ambiental que se vai acumulando em nosso  estado e em nosso  país, parece-nos  que o conceito de desenvolviemento sustentável já começa a dar frutos. Vejamos: para Eduardo Riedel, presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), "quem desmata não é representado por nós, e tem que ser punido”.

Continua Riedel: "Há espaços para  o crescimento da produção sem riscos de degradação do meio ambiente, e, estima-se, que, no Mato Grosso do Sul, tem uma  área de 9 milhões de hectares degradados, e é com o uso dessas áreas que deve ocorrer a expansão da produção”. (Correio do Estado, 10.10.12). O Brasil já contabiliza 200 milhões de pastagens degradadas. Para Roberto Barreto, do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), "é possivel dobrar ou triplicar a produção agropecuária brasileira sem derrubar árvores. Para isso, segundo a Embrapa, seria necessário aumentar a produtividade de áreas já desmatadas".

E, para Dirceu Bloch, da Fundação MS, "somente com a integração lavoura-pecuária ter-se-ia a produção de grãos e de carne desejada, sem derrubar uma árvore”. A aplicação de tecnologias, para a  recuperação de áreas degradadas, inclusive com linha de crédito subsidiado, já se acham disponíveis, com boas possibilidades de se aumentar a produção sem que sejam necessários  novos desmatamentos. Pensando bem,  em terras sul-mato-grossenses, os 9 milhões de hectares degradados, subutilizados, e, inclusive,  próximos  à malha asfáltica,  sinalizam o tamanho da contradição que seria  a abertura de novas frentes  de desmatamento.

(*) Laerte Tetila é mestre em geografia física pela USP e deputado estadual (PT/MS).

Nos siga no Google Notícias