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O comprometimento nas organizações

Ângela Kempfer | 25/04/2012 07:01

O comprometimento apresenta-se como uma vantagem competitiva, já que

na busca por qualidade e eficiência as organizações necessitam a cada

dia do empenho das pessoas no trabalho. Não há mais lugar nas

organizações para a figura limitada e simplória do funcionário

convencional, que não tem nenhum compromisso a não ser o de passar o

cartão no relógio de ponto e cumprir rotinas.

Comprometimento organizacional refere-se ao vínculo organizacional do

indivíduo com uma instituição. É caracterizado por uma forte

identificação da pessoa com a missão e com os valores da

organização. Representa mais que envolvimento. Demonstra o grau ao

qual uma pessoa se identifica psicologicamente com o seu trabalho.

Trata-se da competência mais procurada pelas empresas.

Funcionários comprometidos são recursos indispensáveis para se

alcançar os objetivos empresariais, pois o comprometimento é visto na

disposição para agir, nas atitudes e comportamentos. É dedicação,

perseverança e paixão. Disposição para realizar o "algo mais".

Esforço para apresentar diferentes soluções, mostrar empenho,

iniciativa e criatividade.

Somado a isso, o profissional comprometido atua como um empreendedor,

ou seja, trabalha como se a empresa fosse dele. É pró-ativo, está em

busca da melhoria contínua e contribui para o crescimento da empresa.

Inversamente, para a pessoa pouco identificada com o seu trabalho, a

vida se passa fora dele. Ele não constitui o interesse principal, os

interesses estão lá fora.

O modo como os gerentes tratam seus subordinados pode influenciar o

comprometimento deles. A empresa que deseja obter o comprometimento da

equipe trata seus colaboradores como gente, oferece boas condições de

trabalho e justas recompensas. Todo indivíduo se compromete, ou pode se

comprometer com a organização, se lhe são dados os meios para isso.

Também, as relações interpessoais podem contribuir favoravelmente

nesse processo. Quanto mais favoráveis forem as relações sociais no

ambiente de trabalho, mais as pessoas se comprometem.

Considero que o comprometimento ocorre quando o profissional compreende

plenamente o seu papel. Ninguém se compromete com o desconhecido. É

necessário que a gerência comunique com clareza os objetivos

organizacionais_. _É também de suma importância que a empresa

propicie um ambiente estimulador. O comprometimento é despertado

através de tarefas desafiantes, de autonomia e participação.

Faça o teste abaixo para avaliar se a sua equipe é comprometida:

- Demonstra vontade de aprender? É curiosa e pergunta o que não sabe?

- Cuida dos detalhes?

- Não deixa nada pela metade? Sempre termina o que começa?

- Preocupa-se mais com as soluções do que em achar culpados?

- É empática? Coloca-se no lugar das outras pessoas?

- Assume seus erros? Não culpa os outros?

- Não reclama da vida e não fala mal das outras pessoas? Age para

mudar a realidade?

- Persiste até alcançar os objetivos?

- Cumpre prazos e horários?

- É participativa, dá ideias, colabora com os outros?

Agora que você avaliou os seus funcionários, chegou a sua vez de se

auto-avaliar. Reflita sobre as seguintes perguntas e você saberá se

há motivos ou não para que os funcionários da sua empresa

comprometam-se com o negócio:

- Você realmente conhece seus colaboradores?

- Como eles estão sendo liderados?

- Demonstra afetividade nas relações interpessoais?

- Há clareza nas comunicações?

- Qual a imagem que os funcionários têm da sua empresa?

- Possibilita que os funcionários desenvolvam as competências

necessárias para terem bom desempenho?

- Dá e recebe _feedback_?

- Valoriza os colaboradores pelos resultados alcançados?

- Incentiva a criatividade?

- Todos sentem que "estão no mesmo barco"?

- Conhecem o "norte" da organização?

Ainda existem empresários que acreditam que basta a assinatura de

carteiras de trabalho e o pagamento de salários em dia para que os

funcionários comprometam-se com a empresa, façam seu trabalho

corretamente e se interessem por melhorias contínuas. Não esqueça de

que os objetivos empresariais só serão alcançados com o trabalho de

pessoas motivadas e satisfeitas. É preciso ter em mente que o

comprometimento se consegue quando existe satisfação e paixão no

exercício da função - é nessa condição que se verifica a doação

e a entrega. Sendo assim, para merecermos funcionários comprometidos,

primeiro devemos "fazer o nosso dever de casa", aquilo que é nossa

função.

(*)Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico

de Negócios, nas áreas de Marketing,Vendas, Atendimento e Motivação

- E-mail: soeli@sinos.net

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