ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Artigos

O que esperar do novo Governo

Por Gil Cordeiro Dias Ferreira (*) | 04/01/2011 09:00

Penso termos, os brasileiros, atingido um amadurecimento sócio-político que nos permite parodiar John Kennedy, substituindo de vez essa postura passiva de "esperar pelo que o novo Governo nos trará" pela ação afirmativa de "mostrar ao novo Governo o que ele deve esperar de nós, como sociedade organizada".

Com efeito, vimos, na posse de Dilma, a perpetuação no poder de figuras que dele deveriam ter sido definitivamente apeadas há muito, e das quais certamente nada temos a esperar, salvo a busca do poder pelo poder, numa batalha de vida ou morte por cargos públicos, sem o menor sinal de interesse público.

Assim, ao invés de lamentarmos indefinidamente as mazelas que a mídia nos mostra no dia a dia, mobilizemo-nos contra elas, como fizemos com o Ficha Limpa.

Em termos práticos, voltemo-nos, se possível armados de instrumentos jurídicos, contra o centenário patrimonialismo que nos assola, transformando a res publica em res privata, por meio de inúmeros esclerosados "ismos" que dispensam enumeração.

Tenhamos, pois, em mente que o poder de nós emana, e, ao cedermos a nossos representantes o direito de exercê-lo em nosso nome, particularmente pelo exercício da tributação, inevitavelmente lhes exigimos o dever de fazê-lo adequada e honestamente, em nosso benefício, sob pena de, na primeira oportunidade, os destituirmos.

Se Dilma nos conduzir por essa trilha, ótimo; todavia, recorde-se não ter sido esse o exemplo de seu partido e dos aliados nos últimos oito anos.

(*) Gil Cordeiro Dias Ferreira é administrador de empresa no Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias