A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

07/06/2014 08:28

Políticas públicas buscam incentivar a segurança financeira

Por Kelri Molina Arguelho (*)

Na atualidade muito se fala em educação financeira, muitos ainda se perguntam "como posso planejar minhas finanças, qual a maneira mais correta, que tipo de gastos deve ser priorizados, que tipo de investimentos posso optar em fazer para resguardar minha segurança financeira e de minha família?".

A relevância do assunto é tamanha que, por Decreto nº 7.397 de 22 de dezembro de 2010, foi lançada uma Política Pública para promover a educação financeira e previdenciária da população, visando contribuir com o fortalecimento da cidadania, eficácia e solidez do sistema financeiro, bem como conscientizar a todos a respeito do consumo consciente.

Seguindo essa linha, verificamos uma crescente onda de preocupação com a segurança financeira e uma crescente demanda por seguros de vida com o fim de resguardar e garantir familiares, empresas e até investimentos em eventuais ausências do segurado. É crescente a preocupação das pessoas em garantir o mínimo necessário aos seus familiares e até a si mesmos, em casos onde o segurado ainda não constituiu família.

Recentemente a SUSEP (Superintendência Nacional de Seguros Privados( apresentou na 4ª Conferência de Proteção ao Consumidor de Seguros, realizada durante a Semana Nacional de Educação Financeira em São Paulo, entre os dias 6 e 7 de maio de 2014, um painel contendo iniciativas de educação financeira e a importância do seguro.

Em sua exposição, o Diretor de Autorizações Victor Le Cocq D’Oliveira abordou a importância do planejamento financeiro como forma de possibilitar ao cidadão melhores escolhas quando se fala em consumo consciente em sua vida atual e suas realizações e projetos futuros.

Diante dessa crescente demanda de cidadãos buscando por orientações sobre Educação Financeira para melhor planejar seus gastos, seus empreendimentos e garantir um futuro confortável a si próprio e sua família, os seguros têm tido expressiva participação nas diversas formas de se organizar financeiramente.

A facilidade e a dinâmica de acesso às informações têm facilitado de forma considerável o entendimento por parte do consumidor sobre as vantagens e desvantagens de se contratar um seguro, seja ele de vida, de saúde, de automóvel entre outros. Muitos jovens, empresários e cidadãos comuns estão optando por contratar um seguro, mesmo tendo uma boa remuneração e gozando de boa saúde com o fito de garantir proteção e segurança em uma eventual necessidade. Desmistificando assim a ideia de que seguro é apenas para os que possuem alta renda, mas sim incluindo a modalidade como uma das possibilidades de uma pessoa financeiramente organizada.

Diante disso, podemos considerar que a evolução dos cidadãos no que toca a organização e planejamento financeiro permite propiciar não só melhores condições de consumo consciente, mas também propagar o acesso aos contratos de seguro, em suas diversas modalidades.

Planejar é garantir um presente e principalmente um futuro melhor.

(*) Kelri Molina Arguelho – advogada no escritório Mascarenhas Barbosa & Advogados Associados. contato@mascarenhasbarbosa.com.br

Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
A Ciência e o desenvolvimento: o óbvio que deve ser lembrado
Um país só se desenvolve se tiver ciência sólida que se transforme em tecnologia empregada pelo setor produtivo. Isso tem sido sobejamente demonstrad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions