ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Por que as empresas estão perdendo seus jovens talentos?

Por Maurício Sampaio (*) | 26/10/2012 08:17

Você já pensou qual o grande motivo para tantos jovens talentos abandonarem seus atuais empregos para buscar uma colocação melhor? Talvez isso acontecer por desinteresse pelo local de trabalho, pelo ambiente, pelas amizades ou por uma má orientação em sua fase de escolha profissional.

E hoje quem paga um preço muito alto por isso são as empresas e seus líderes, que investem milhões de reais e de esperança e acabam se decepcionando quando perdem precocemente um promissor talento.

Durante os últimos dez anos, venho pesquisando sobre esse tema e conversando com muitos jovens em escolas, universidades e empresas. Descobri que a grande pedra no sapato é no planejamento de carreira.

Muitos saem das universidades e entram no mercado de trabalho rapidamente pelas suas capacidades técnicas. Porém, a grande maioria não possui um plano de carreira, um projeto de vida desenhado. Muitos não sabem, claramente, aonde querem chegar e é aí que o problema começa.

Por outro lado, nas empresas, muitos líderes também não conseguem prever se a empresa faz ou não parte do projeto de carreira desses jovens. Confusão armada!

Líderes correm com pensamentos e estratégias de um lado e os novatos de outro. Tudo fica por conta do “achismo”.

Como líder, se você quiser obter um maior resultado de sua jovem equipe, conquistar e reter a nova geração talentosa, minha dica é: comece hoje a planejar em conjunto a carreira de seus jovens. Juntos, vocês podem descobrir a tão almejada luz no final do túnel.

Outras dicas para você, empreendedor, segurar seus talentos:

- Promova o autoconhecimento de seus colaboradores. Perguntas bem formuladas e na hora certa podem cooperar nessa descoberta;
- Ajude-os descobrir e visualizar o futuro profissional;
- Converse sobre as possibilidades da empresa hoje e no futuro, sinta se esse jovem está, realmente, preparado para os desafios;
- Organize-se para ter um tempo dedicado a essa tarefa. Ela deve fazer parte de sua rotina.

(*)Maurício Sampaio é especialista em orientação educacional e vocacional. É também autor do recém-lançado livro “Escolha Certa - Como tomar a melhor decisão hoje para conquistar uma carreira de sucesso amanhã”, da editora DSOP. Site: www.mauriciosampaio.com.br

Nos siga no Google Notícias