ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Um passo importante

Por Iran Coelho das Neves (*) | 26/04/2019 09:19

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul promove nesta sexta feira, 26/04, em Três Lagoas, a primeira edição do Projeto ‘O Tribunal Que É Da Nossa Conta’, iniciativa voltada a levar aos gestores públicos e agentes políticos informação sobre os procedimentos adotados pela Corte na análise dos gastos governamentais.

Formulado como programa permanente, com esta experiência inicial o Projeto começa a cumprir uma meta prioritária de nossa administração, que é a de aproximar, concretamente, o Tribunal de Contas dos jurisdicionados.

Ao reunir, em um polo regional, prefeitos, vereadores, servidores municipais – das prefeituras e das câmaras – e representantes das organizações civis, para repassar conhecimento sobre técnicas e processos adotados para avaliar a correta aplicação dos recursos, o Tribunal de Contas está pondo em marcha um programa de aprimoramento dos controles de gastos e de crescente eficácia dos investimentos públicos.

O alcance, a médio prazo, dessa aproximação certamente se traduzirá não só na fundamental qualificação dos gestores públicos quanto a critérios e métodos para a prestação de contas, mas, também, no estabelecimento de canais de interação entre o Tribunal e a sociedade, estimulada a fiscalizar a destinação dos tributos que paga.

Ao ir ao encontro dos gestores públicos, agentes políticos e sociedade civil, oferecendo-lhes informação e capacitação, em ambiente informal e com uma abordagem direta e descomplicada, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul busca desvestir-se da roupagem vetusta de corte distante, severa e punitivista, referências anacrônicas que não se coadunam com os paradigmas da democracia contemporânea.

A convergência virtuosa de transferência de conhecimento decisivo para os gestores e de concreta aproximação, capaz de reconhecer que os abstratos “entes jurisdicionados” são formados por pessoas empenhadas na boa administração pública e em prestar contas corretas de suas responsabilidades, assinala para o nosso Tribunal uma nova e decisiva etapa.

Como já observado em outro artigo, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul está firmemente decidido a abrir-se cada vez mais à sociedade a que serve.

Neste sentido, Três Lagoas significa importante e promissor passo.

(*) Iran Coelho das Neves é presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul

Nos siga no Google Notícias