ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Alvos de operação dentro de presídios são integrantes de facção criminosa

No total, são cumpridos 60 mandados, sendo 48 de prisão e 12 de busca e apreensão em penitenciárias da Capital e do interior

Viviane Oliveira e Bruna Pasche | 07/02/2019 08:40
Movimentação da Polícia Militar em frente ao Presídio de Segurança Máxima (Foto: Bruna Pasche)
Movimentação da Polícia Militar em frente ao Presídio de Segurança Máxima (Foto: Bruna Pasche)

Os alvos da Operação Yin-yang, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) na manhã desta quinta-feira (7) em Campo Grande e no interior, são integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital). No total, são cumpridos 60 mandados, sendo 48 de prisão e 12 de busca e apreensão.

O nome da operação yin-yang, símbolo chinês pintado de branco e preto, foi adotado como o escudo do PCC - uma maneira de equilibrar o bem e o mal com sabedoria, segundo os fundadores da facção. A operação tem apoio da PM (Polícia Militar), Batalhão de Choque, GPA (Grupo de Patrulhamento Aéreo) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Uma das equipes está no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, do presídio de segurança máxima da Capital. A operação também acontece na PED (Presídio Estadual de Dourados) e na Penitenciária de Três Lagoas.

Segundo o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Aud de Oliveira Chaves, a força-tarefa tem alvos específicos dentro das unidades penais. "Houve planejamento junto com a agência para o cumprimento dos mandados", explica. Um homem foi preso e levado para a penitenciária. Porém, ainda não se sabe se o rapaz foi detido e qual o motivo da operação.  

O PCC veio dos presídios de São Paulo, se espalhou pelo País, e por Mato Grosso do Sul, com a troca de presos entre as unidades prisionais e também com a atuação das quadrilhas nas regiões fronteiriças, em buscas de drogas, armamento e ainda por meio da lavagem de dinheiro.

Nos siga no Google Notícias