ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

“Abuso de autoridade”, classifica Fabio Trad sobre intimação de jornalista

Deputado federal e advogado, Trad comentou sobre a criminalização do jornalismo em rede social nesta tarde

Anahi Zurutuza | 02/12/2021 18:32
Postagem de Fábio Trad no Instagram (Foto: Reprodução)
Postagem de Fábio Trad no Instagram (Foto: Reprodução)

Para o deputado federal e advogado Fábio Trad (PSD-MS), a convocação da jornalista do Campo Grande News, Geisy Garnes, a prestar esclarecimentos na Corregedoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul depois da publicação de matéria sobre briga entre delegados pode configurar caso de “abuso de autoridade”. O parlamentar se manifestou espontaneamente sobre o assunto em rede social, na tarde desta quinta-feira (2).

“A intimação policial da jornalista Geisy Garnes denota, a princípio, violência institucional”, postou o deputado no Instagram.

Como jurista, na opinião de Trad, “a jornalista não pode ser constrangida pelo aparelho policial a contrariar uma garantia constitucional que resguarda o sigilo da fonte”.

Deputado Fábio Trad durante sessão na Câmara Federal (Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação)
Deputado Fábio Trad durante sessão na Câmara Federal (Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação)

O parlamentar completou a postagem manifestando sua preocupação com a imprensa livre, que tem como uma das principais missões denunciar as ameaças à democracia.  “A criminalização do jornalismo não é e jamais será o caminho para a elucidação de fatos investigados. Se este grave precedente não for sustado, a própria imprensa livre estará sob risco de extinção”.

Geisy Garnes foi intimada depois de publicar matéria com o título “Na cara do chefe, delegada que investiga ‘mafiosos’ diz não confiar na polícia”. O texto narra como aconteceu desentendimento entre o delegado-geral, Adriano Geraldo Garcia, e a colega de profissão Daniela Kades, e áudio, divulgado na reportagem, mostra momento em que a delegada se nega a revelar detalhes sobre investigações da força-tarefa montada contra grupo ligado ao jogo do bicho.

A matéria também revela que a Kades se tornou alvo da Corregedoria-Geral por “insubordinação grave em serviço" depois de contrariar o chefe e é nessa apuração que a Polícia Civil insiste em descobrir como o Campo Grande News teve acesso ao áudio.

Intimação foi entregue nesta terça-feira no Campo Grande News (Foto: Reprodução)
Intimação foi entregue nesta terça-feira no Campo Grande News (Foto: Reprodução)

Intimidação - As tentativas veladas de intimidação começaram logo após a publicação, no dia 4 de novembro deste ano. O primeiro contato pedindo a íntegra da gravação aconteceu por telefone. Dias depois, a Corregedoria entregou intimação para que o áudio fosse disponibilizado presencialmente. Policiais que vieram ao jornal estacionaram viatura caracterizada em frente à sede, com o giroflex ligado, num verdadeiro espetáculo para a simples entrega de um ofício.

Em resposta o jornal informou, também por escrito, que o único áudio disponível estava na própria matéria, de livre acesso ao público. Inconformados, os responsáveis pela apuração dos fatos enviaram uma nova intimação, desta vez para a autora da reportagem.

A convocação é assinada pelo delegado Elton de Campos Galindo, responsável pela Seção de Investigação de Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, e foi entregue à jornalista na terça-feira (30). O documento alerta Geisy Garnes que seu não comparecimento implicará à profissional em prática de crime de desobediência, como se sua presença fosse obrigatória.

A tentativa de descobrir a fonte do áudio, no entanto, caracteriza desrespeito à Constituição Federal e ao entendimento já firmado pelo STF (Supremo Tribunal Federal): o sigilo da fonte jornalística é inviolável, como lembraram outros juristas também nesta quinta-feira.

Nos siga no Google Notícias