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Cidades

Acesso entre a BR-267 e a ponte sobre o Rio Paraguai inicia obras em agosto

Anúncio partiu do diretor-geral do Dnit, Fabricio de Oliveira Galvão, durante reunião

Por Gustavo Bonotto | 10/07/2024 21:59
Acesso entre a BR-267 e a ponte sobre o Rio Paraguai inicia obras em agosto
Obras da construção da ponte bioceânica, que ligará trecho Brasil e Paraguai. (Foto: Arquivo/Toninho Ruiz)

As obras do acesso rodoviário que irá ligar a BR-267, em Porto Murtinho, à ponte internacional sobre o Rio Paraguai deve ter início no mês de agosto, segundo o deputado federal Vander Loubet (PT), que participou de reunião com o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), Fabricio de Oliveira Galvão, no fim da tarde desta quarta-feira (10).

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As obras do acesso rodoviário à ponte internacional sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho (MS), começarão em agosto. O trecho de 13 quilômetros ligará a BR-267 à ponte, parte do Corredor Bioceânico que integrará Brasil e Paraguai. O investimento de R$ 472 milhões, oriundo do Novo PAC, inclui o acesso, o contorno rodoviário de Porto Murtinho e um centro aduaneiro.A ponte, com 1.294 metros de comprimento e 632 metros de vão central, tem previsão de conclusão para novembro de 2025. A obra, executada pelo Consórcio PDC Fronteira e supervisionada pelo Dnit, prevê ainda projetos de engenharia. A expectativa é que a Rota Bioceânica injete US$ 300 milhões (R$ 1,154 bilhão) anualmente na economia sul-mato-grossense.

O parlamentar publicou sobre o início das obras no X (antigo Twitter). "[...] Notícia boa e quentinha para MS. Recebemos a confirmação das obras do acesso à rodovia. Essa obra representa mais uma peça na consolidação do Corredor Bioceânico".

Vander pontuou que o trecho de 13 quilômetros será custeado por investimentos oriundos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "São R$ 472 milhões que inclui não só o acesso à ponte como também o contorno rodoviário de Murtinho, além do centro aduaneiro de controle de fronteira", escreveu na rede social.

A execução está a cargo do Consórcio PDC Fronteira, sob supervisão do Dnit. A obra inclui a elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia; execução das obras de implantação e pavimentação do acesso à ponte; contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267; e a construção do centro aduaneiro de controle de fronteira.

Já a ponte está mais da metade finalizada, com previsão de terminar em novembro de 2025, com 1.294 metros de comprimento, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros. A calha principal ficará a 30 metros de altura para não comprometer a navegabilidade da hidrovia.

A estimativa é que, quando o corredor estiver consolidado, sem problemas aduaneiros e com boa estrutura de postos e hoteis, a Rota Bioceânica deverá injetar US$ 300 milhões, ou R$ 1,154 bilhão por ano (na cotação atual), na economia de Mato Grosso do Sul.

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