ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Agência Nacional de Águas declara situação crítica de escassez hídrica em MS

Declaração abre caminho para medidas contra escassez de água devido ao período seco

Adriano Fernandes | 01/06/2021 23:47


Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, fica no Rio Paraná na divisa entre Ilha Solteira (PR) e Selvíris, MS. (Foto: Arquivo/ANA/Divulgação)
Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, fica no Rio Paraná na divisa entre Ilha Solteira (PR) e Selvíris, MS. (Foto: Arquivo/ANA/Divulgação)

Mato Grosso do Sul está entre os seis estados em situação crítica de escassez dos recursos hídricos, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas). A situação foi declarada pela agência nesta terça-feira (1º) a pedido do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) e abrange os outros quatro estados (GO, MG, PR e SP), que compõem a Região Hidrográfica do Paraná.

A declaração abre caminho para medidas contra escassez de água devido ao período seco. Nesta terça-feira (1º) a pedido do setor elétrico, a ANA já autorizou a redução da vazões dos reservatórios Porto Primavera (MS/PR) e Jupiá (MS/SP), no rio Paraná além do Serra da Mesa (GO), no rio Tocantins e Caconde (SP), no rio Pardo.

O último período chuvoso acabou em abril deste ano e foi o mais seco em 91 anos. Com isso, o nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país está baixo. Conforme publicação do portal G1 o comitê ainda defendeu a flexibilização das restrições hidráulicas das usinas hidrelétricas. A medida tem como objetivo o aumento do nível dos reservatórios e a continuidade do atendimento dos usos múltiplos da água.

De acordo com resolução da ANA, a agência poderá definir condições transitórias para a operação de reservatórios ou sistemas hídricos específicos, e também criará um grupo técnico de assessoramento para acompanhar a situação da região hidrográfica do Paraná.

O grupo vai se reunir semanalmente e terá entre as suas principais funções, monitorar a situação do sistema elétrico brasileira e avaliar medidas que possam ser implementadas pela Aneel para garantir o fornecimento de energia elétrica e para superar a situação de emergência hídrica.




Nos siga no Google Notícias