ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Alarme desativado denunciou suspeito de roubar avião para atender o PCC

A polícia analisou as imagens do hangar que mostram detalhes da suposta ação e, de Edmur, na companhia dos "sequestradores"

Viviane Oliveira e Ronie Cruz | 02/07/2019 12:30
Edmur está preso na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) (Foto: Kisie Aionã)
Edmur está preso na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) (Foto: Kisie Aionã)

Alarme desativado denunciou o piloto Edmur Guimara Bernardes, 78 anos, preso na semana passada durante operação Ícaro - Rota Caipira, suspeito de forjar o roubo do avião no dia 18 do mês passado (18), em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, para atender o PCC (Primeiro Comando da Capital). Na ocasião, o funcionário do Aeroporto Municipal, Idevan Silva Oliveira, 52 anos, também foi preso. 

A delegada Ana Cláudia Medina, titular da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), disse que enquanto as equipes faziam perícia no avião e a reprodução simulada sobre o caso, os investigadores descobriram que Edmur não ativou o alarme do hangar um dia antes do suposto sequestro. Era rotina esse tipo de procedimento.

A polícia analisou as imagens do local que mostram detalhes da ação e, de Edmur, na companhia dos supostos sequestradores. O piloto, segundo apurou a investigação, tinha o código do alarme, mas nos vídeos só aparece acionando os números quando sai com o avião e os sequestradores.

O empresário Samuel Garcia é dono de três aeronaves no hangar: uma Cessna 182, comercializado com o nome de Skylane, que Edmur sabe pilotar, um ARV10 e um J3. Essas duas últimas, o piloto não sabe voar. 

A polícia constatou seis voos por rotas diferentes que se deram entre Paranaíba, Paraguai e Bolívia pela aeronave usada no suposto sequestro. “Antes do ocorrido, numa segunda-feira (17), Samuel havia avisado Edmur que ia usar o avião na quarta-feira, então já ia deixá-lo abastecido no hangar", explicou a delegada.

Foi no dia seguinte que tudo aconteceu na frente das câmeras. Quem saiu por último do hangar foi o piloto Edmur. "Pelas imagens dá para ver que ele não ativou o alarme. Ele só ativou quando saía com os homens [supostos sequestradores]." 

Segundo a delegada, Edmur e os "sequestradores" chamam a atenção pela tranquilidade que agiram. “Não houve arma apontada para a cabeça de ninguém. Não houve subjugamento, medo. Não houve cenário de terror como foi colocado”. 

Antes de ir embora, de acordo com a polícia, Edmur ainda aponta para as câmeras e um dos criminosos ajeita o disfarce. Outra situação que levanta suspeita foi o relato do piloto dizendo que a decolagem foi às 6h, mas a polícia descobriu que ocorreu às 7h45. 

Investigação - A polícia esteve em duas fazendas citadas no suposto sequestro. “Ele [Edmur] saiu de Paranaíba e parou em Concepción, no Paraguai. Ele falou que pernoitou. Negou que voou à noite, mesmo a aeronave com sinal de que voou no período. Negou que tinha hangar, mas no Google Maps mostra que a fazenda tem um hangar enorme. O que a gente já tem concretizado no laudo pericial é que as versões apresentadas não se encaixam. As ligações nos telefones celulares dos suspeitos foram apagadas.”

Versão do vigia - Segundo Medina, há divergência de horário e de movimentação no depoimento do vigia Idevan. Grupo de supostos sequestradores teriam se passado por policiais civis quando pegaram Edmur em casa. Enquanto um grupo diferente teria amarrado o vigia no hangar. “Idevan disse que ficou em cárcere, mas não bate o número de pessoas que fizeram ele de refém. Ele fala que foi amarrado com fio de mouse, disse que foi trancado por fora no quarto e de repente conseguiu se soltar e lá dentro achou um molho de chaves no quartinho para abrir a porta”. O cômodo é o único lugar que não tem câmeras. A versão do vigia foi derrubada na reprodução simulada, realizada na semana passada no hangar. 

Nos siga no Google Notícias