ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Anatel dá “sinal verde” para novo sistema de alertas de emergência no celular

Ele é diferenciado por ser no formato pop up, ficando sobreposto às telas abertas nos celulares

Por Lucas Mamédio | 25/05/2024 13:38
Homem mexendo no celular (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Homem mexendo no celular (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu “sinal verde” para o uso do novo sistema de alertas de emergência. Ele é diferenciado por ser no formato pop up, ficando sobreposto às telas abertas nos celulares.

A informação aparece de forma imediata na tela dos dispositivos e, para ser fechada, requer ação do usuário. A ferramenta testada, chamada cellbroadcast, fez uso das tecnologias móveis de quarta e quinta geração (4G e 5G) das operadoras Claro, Tim, Vivo e Algar.

Sua utilização depende, ainda, de treinamento a ser feito com agentes das defesas civis locais, mas a expectativa é de que comece a operar até o fim deste ano, sendo testado inicialmente em dez cidades de pequeno porte, com histórico de desastres ambientais.

Ao condicionar o fechamento da tela para dar sequência ao uso do aparelho celular, o que se buscou foi garantir que informações sobre riscos de desastres sejam mais lidas, do que os alertas enviados exclusivamente por SMS ou via TV por assinatura.

Uso efetivo

A Agência, no entanto, reitera que o uso efetivo desta “solução de alertas de emergência” depende das autoridades das defesas civis estaduais e municipais competentes para gerir os riscos estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais..

Nos siga no Google Notícias