ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Anvisa decide hoje se aprova vacina que MS pretende comprar

A Sputnik V, imunizante russo, já foi negada pela agência e terá liberação reavaliada nesta tarde

Geisy Garnes | 04/06/2021 08:49
Visita a fábrica da vacina em abril: Geraldo Resendo ao lado do representante, com Azambuja e procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites (Foto: Divulgação)
Visita a fábrica da vacina em abril: Geraldo Resendo ao lado do representante, com Azambuja e procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites (Foto: Divulgação)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) analisa hoje o pedido de importação para duas novas vacinas contra o Covid-19 para o Brasil, uma delas a Sputnik V, imunizante russo que Mato Grosso do Sul já manifestou interesse na compra. Em abril, o Estado participou da petição que pedia a liberação do uso da vacina no país.

O pedido de impostação das vacinas Covaxin e Sputnik V será analisado em reunião extraordinária às 14 horas (no horário de Brasília) desta sexta-feira (4). Os dois imunizantes já tiveram pedidos de liberação negados pela agência em 26 de abril e por isso os governadores do Consórcio Nordeste encaminharam pedido de reavaliação sobre a vacina russa.

Antes disso, Mato Grosso do Sul já havia defendido a importação da vacina no STF (Supremo Tribunal Federal). Na época, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de saúde Geraldo Resende visitaram à fábrica da Sputinik V, em Brasília e entregaram um documento para os representantes da União Química sobre o interesse no imunizante.

Um dos pontos defendidos por Mato Grosso do Sul para liberação da Sputnik V foi a dificuldade em adquirir as vacinas já liberadas no país pela Anvisa, tanto por complicações na importação quanto pela produção em quantidade que não é suficiente.

Mesmo depois da negativa da Anvisa, sete estados brasileiros, entre ele MS, aprovaram a assinatura do contrato com o RDIF (Fundo Russo de Investimento Direto) para a importação de 28 milhões de doses. O acordo foi realizado em 13 de maio e por isso, se aprovada nesta tarde, Mato Grosso do Sul recebe 2 milhões doses da SputniK V.

Responsável pela fabricante da IFA (insumo farmacêutico ativo), a unidade da União Química é a base para produção do imunizante desenvolvido pela Rússia. Caso seja aprovado pela Anvisa, a ideia é de produzir 8 milhões de doses por mês.

Segundo dados publicados na revista científica "The Lancet", a eficácia da Sputnik V, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%. Atualmente, as únicas vacinas com autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen. A reunião dessa tarde será transmitida ao vivo.

Nos siga no Google Notícias