ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Após laudo de contaminação, Detran-MS passa a utilizar água da rede pública

Detran utilizava há décadas água de um poço local, no entanto esta foi considerada imprópria para consumo

Leonardo Rocha | 21/02/2020 09:54
Sede do Detran-MS, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Sede do Detran-MS, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

Após fiscalização e denúncias sobre a qualidade da água usada na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), em Campo Grande, a instituição informou que passará a utilizar água da rede pública da Capital. De forma paralela, fará um sistema de tratamento (água) no poço que existe no local.

Segundo a instituição, desde a construção da atual sede do Detran, em junho de 1989, toda água utilizada em suas instalações vinha de um poço perfurado no local e nunca teve tratamento contínuo como forma de garantir a sua potabilidade.

Depois de denúncias feitas por servidores, foram feitos exames pelo Labcen (Laboratório Central) em amostras da sede (Detran-MS), que confirmaram a presença de coliformes no poço, torneiras do restaurante e bebedouros da unidade. O grupo de bactérias é nocivo à saúde, podendo causar infecção urinária e diarreia.

No final de janeiro, a análise da caixa d'água e de um dos bebedouros revelou que a água no órgão é imprópria para o consumo, por detectar agentes nocivos à saúde humana, tais como “coliformes totais”. Segundo o Detran, após ter conhecimento dos resultados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública e Vigilância Sanitária), se reuniu com a Águas Guariroba para solicitar a implantação da rede e ligação de água.

De acordo com o Detran, enquanto era feita a ligação (água), também foi instalado um sistema de tratamento da água captada no poço existente no local. O diretor-presidente da instituição, Luiz Rocha, disse que com esta mudança (água da rede pública), vai ser colocar um “ponto final” nestes problemas.

Nos siga no Google Notícias