ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Após mais de 3 mil mulheres vacinadas, MS suspende Astrazeneca para grávidas

Até o momento, nenhuma grávida apresentou reação adversa à vacina em Mato Grosso do Sul

Guilherme Correia e Gabriel Neris | 11/05/2021 09:16
Grávidas e puérperas na fila para serem vacinadas em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Grávidas e puérperas na fila para serem vacinadas em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Mato Grosso do Sul vai suspender aplicação de vacinas da Astrazeneca contra a covid-19 em gestantes, seguindo recomendação feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, confirmou nesta manhã ao Campo Grande News que a suspensão será feita "até recebermos comunicação oficial do Ministério da Saúde" sobre como proceder.

Conforme dados do Painel Mais Saúde, verificados pela reportagem nesta manhã, mais de 3 mil gestantes ou puérperas já receberam esse tipo de imunizante no Estado. Campo Grande, contudo, aplica doses da Pfizer nesse grupo - tendo aplicado as 1,9 mil, segundo os registros.

GrupoCoronavacAstrazenecaPfizer
Gestantes com comorbidades2110800
Gestantes ou puérperas1022131900

De acordo com a Anvisa, a orientação ocorreu após resultados de monitoramento de reações da vacina em uso no Brasil, nos grupos específicos. A recomendação é que o PNI (Plano Nacional de Imunização) siga as indicação da bula do fármaco, e que só seja utilizado com avaliação individual de um profissional de saúde.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa

Estado - Grávidas a partir de 18 anos, em qualquer idade gestacional, e puérperas a partir da mesma idade, foram inseridas no público-alvo do lote de pouco mais de 38 mil doses da Astrazeneca.

Mais cedo, o Campo Grande News já havia tentado contato com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), mas não obteve retorno. A reportagem procurou a pasta novamente em relação a suspensão, que confirmou a paralisação preventiva da aplicação dessas vacinas em mulheres gestantes de todos os municípios sul-mato-grossenses, seguindo orientações da Anvisa.

Por meio de nota, a SES ressalta que, até o momento, "não houve nenhum episódio de reação adversa grave no Estado", e que a decisão segue até que a Agência emita nova orientação contrária.

(matéria atualizada às 9h54 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias