ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Banco de leite da Santa Casa opera com metade do estoque necessário

Com 21 bebês internados, hospital tenta conseguir novas doadoras

Jéssica Benitez | 16/01/2023 16:32
Recém-nascido recebendo leite materno. (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Recém-nascido recebendo leite materno. (Foto: Santa Casa/Divulgação)

Banco de leite humano Irmã Maria José Machado, que atende aos recém-nascidos internados na Santa Casa, opera com 50% a menos do ideal, segundo informou o hospital na tarde desta segunda-feira (16). Atualmente, são 21 bebês que demandam 8 litros do insumo por dia, mas têm apenas 4 litros disponíveis.

A queda é sazonal, ocorre todo janeiro, já que férias e viagens aumentam neste período, refletindo no número de doadoras, conforme explicou a nutricionista da Santa Casa, Glaucia Flores. Ela diz que, além de muitas mulheres viajarem, há também as férias escolares que acabam por tomar ainda mais o tempo das mães, provocando redução do número de doação de leite materno.

“Estamos com os estoques bem baixos no momento, menos de 50% de nossa demanda”, lamentou. Por isso o foco da equipe do setor de leite humano é angariar novas doadoras. Quem tiver interesse em se juntar ao time de mães que garantem a nutrição para além de seus bebês pode entrar em contato pelo número 3322-4174.

O banco de leite humano fica no terceiro andar do hospital e funciona todos os dias das 6h às 18h. Vale ressaltar que as doadoras não precisam ir ao local para fazer a doação. Conforme combinado previamente, equipe do setor passa na casa da mãe para deixar as orientações, bem como o pote de vidro esterilizado e na semana seguinte recolhe o leite.

Nos siga no Google Notícias