ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Bolsonaro entrega 2.600 títulos de terras em MS

Governo entregou 2,6 mil documentos de titulação de terras no Assentamento Itamarati em Ponta Porã

Jhefferson Gamarra | 29/03/2022 13:21
Presidente Jair Bolsonaro em ato simbólico de entrega de títulos em MS. (Foto: Helio de Freitas)
Presidente Jair Bolsonaro em ato simbólico de entrega de títulos em MS. (Foto: Helio de Freitas)

Em agenda oficial realizada, nesta terça-feira (29), para entrega de 2,6 mil documentos de titulação de terras do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense que faz fronteira com o Paraguai, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a entrega dos documentos é uma "carta de alforria", documento usado na época da escravidão para a libertação de escravos, aos assentados que aguardavam há mais de 20 anos a regularização.

“Tenho satisfação em fazer valer e ressaltar o verde e amarelo da nossa bandeira, estamos entregando títulos da reforma para pessoas que há quase 20 anos esperam esse pedaço de papel, que, na verdade, é uma carta de alforria que garante o direito aquele pedaço de terra. Agora, as terras serão valorizadas e todas as benfeitoras feitas ficarão de herança para filhos e netos”, discursou o presidente.

No mesmo evento, Bolsonaro afirmou ainda que as entregas e regularizações da atual gestão evitaram invasões e confrontos por pedaços de terras. “Estamos fazendo isso em todo o Brasil, agora, o pedaço de terra será do proprietário todo o tempo que ele viver. Até poucos anos, todo dia tinha notícia de invasão de terras no Brasil e no nosso governo, foram menos de dez conflitos. Isso foi deixado para trás, com medidas como essa de regularização de terra e porque eles deixaram de ser representados por aquele partido que dizia que os defendiam, os trabalhadores, mas só os usavam para chegar no poder”, disse.

De acordo com o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, presente no encontro, com as entregas realizadas em Ponta Porã, a atual gestão da República entregou um total de 337 mil títulos de terra em todo o Brasil. Desse total, 12 são em Mato Grosso do Sul.

“Isso é apenas uma parte do trabalho feito nesse período inteiro. O que foi entregue nesses três anos é mais do que o entregue nos dezenove dos governos anteriores. Essas entregas estão espalhadas em mais de 160 assentamentos em 51 municípios de Mato Grosso do Sul”, garantiu Melo Filho.

Itamarati - O assentamento surgiu no ano 2000 com a destinação de suas terras para a reforma agrária. Já chamado de Distrito Nova Itamarati, os produtores do local mantêm atividades pecuárias, com a criação de 36 mil cabeças de gado e cerca de 500 ovelhas, além da produção de 30 mil litros de leite por dia, porém grande parte é resultado do arrendamento das terras para grandes fazendeiros.

Nos siga no Google Notícias