ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Cancelamento de compra de vacina chinesa contra covid-19 irrita governadores

Anúncio de Bolsonaro revoltou chefes do Poder Executivo que participaram de videoconferência na terça-feira

Gabriel Neris | 21/10/2020 10:45
Voluntário passa por teste da vacina em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Voluntário passa por teste da vacina em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de não adquirir a vacina Coronavac, contra a covid-19, desenvolvida pela China com o Instituto Butantan, em São Paulo, gerou revolta entre os governadores, segundo a Folha de São Paulo.

Na quarta-feira (20) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia anunciado acordo para compra de 46 milhões de doses, mas hoje o presidente afirmou que a vacina não será adquirida pelo governo federal.

Testes da vacina estão sendo realizadas em voluntários de quatro cidades, entre elas Campo Grande.

Ontem, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), havia celebrado o acordo firmado em videoconferência. “Acredito ser uma sábia decisão, que nos dá segurança e garante que a imunização chegará a todos os Estados”, declarou. O chefe do Poder Executivo estadual não se manifestou sobre a decisão de Bolsonaro.

O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), disse que “Bolsonaro não pode dispor das vidas das pessoas para seus propósitos pessoais”.

"Temos que apelar ao presidente para que a gente tenha equilíbrio, racionalidade, empatia com quem pode pegar esse vírus. Um apelo mesmo para manter o que falamos ontem", afirmou Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.

Em pronunciamento nesta quarta-feira, o secretário-executivo de Saúde, Élcio Franco, afirmou que o Ministério da Saúde não fez acordo com governo de São Paulo para aquisição da vacina, desmentindo o ministro Pazuello.

Também reforçou que nenhuma vacina será obrigatória e que as vacinas devem seguir critérios de “segurança, eficácia, produção em escola e preço justo”.

Nos siga no Google Notícias