ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Cartórios registram números recordes de inventários em MS

Aumento em 2021 foi de 47,4% se comparado com ano anterior, quando pandemia começou

Ana Oshiro | 04/03/2022 12:48
Funcionário abrindo cartório em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Funcionário abrindo cartório em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O ano de 2021 foi o recordista na realização de inventários em cartórios de Mato Grosso do Sul, registrando aumento de 47,4% se comparado com o ano de 2020, segundo a Anoreg MS (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul).

Obrigatório para a partilha de bens do falecido entre os herdeiros, o inventário passou a ser feito em Tabelionatos de forma mais rápida e simplificada em 2007, como opção à via judicial. Em 2021, foram realizados 2.623 escrituras em MS, enquanto em 2020, foram apenas 1.779.

O vertiginoso aumento no número de óbitos causados pela pandemia da covid-19 no ano passado aliado à facilidade na realização de inventários de forma online, por meio de videoconferência com o tabelião pela plataforma oficial e-Notariado, é o grande motivo para esse recorde.

Dados divulgados pela Anoreg/MS, entidade que representa os 120 Cartórios de Notas sul-mato-grossenses, mostram ainda que o número de inventários realizados em 2021 foi 82,4% maior na comparação com a média de atos praticados entre os anos de 2007 a 2020, período desde que este ato foi delegado aos Cartórios de Notas do País.

A lei determina que o prazo para iniciar o inventário é de até 60 dias contados da data do falecimento do autor da herança, podendo este prazo ser alterado pelo juiz ou a requerimento dos envolvidos. Caso o inventário não seja aberto neste prazo, incidirá multa de 10% a 20%, calculado sobre o valor do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações, além da incidência de juros.

Para que o inventário possa ser feito em Cartório, é necessário que todos os herdeiros sejam maiores e capazes, assim como haver consenso entre eles quanto à partilha dos bens. O falecido também não pode ter deixado testamento, exceto quando este estiver caduco ou revogado. Alguns estados já autorizam a realização do inventário extrajudicial, mesmo que haja testamento válido, desde que exista prévia autorização judicial. A escritura de inventário também deve contar com a participação de um advogado.

Nos siga no Google Notícias