ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Casos de covid têm leve crescimento, mas mortes seguem em queda lenta

Média de infectados cresceu depois de ter apresentado queda; mesmo com redução, MS ainda tem muitas mortes

Guilherme Correia | 10/05/2021 11:20
Final de pessoas para se vacinar neste final de semana em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Final de pessoas para se vacinar neste final de semana em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Boletim epidemiológico desta segunda-feira (10) atualiza mais 653 infectados e 16 óbitos por covid-19. A média móvel dos últimos sete dias, contudo, mostra que há mais de 33 vítimas e 1000 casos novos ao dia. Além disso, as infecções têm voltado a crescer, ao passo em que as mortes seguem em redução, mas ainda em patamar alto.

Um dos fatores associados à queda de vítimas pode ser fruto dos cinco meses de vacinação no País. Conforme já reportado pelo Campo Grande News, houve pequena redução em grupos bem específicos como o de idosos acima de 80 anos, indígenas e profissionais de saúde.

Mato Grosso do Sul ainda tem número alto de hospitalizados por covid - conforme o documento, são 1.039 pessoas em estado grave ocupando leitos de terapia intensiva ou clínicos.

As quatro regiões de saúde também têm situação crítica em relação ao total de disponibilidade de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Campo Grande contabiliza 94% dessas unidades ocupadas, sendo maior parte (63%) de casos confirmados de coronavírus, além de Dourados (95%), Três Lagoas (94%) e Corumbá (87%).

Os óbitos entraram para a conta da Capital (8 mortes), com vítimas de 44 a 65 anos, Angélica, Dourados (4 mortes), Nioaque, Ivinhema, Naviraí, Ponta Porã e Paranaíba.

Vacina - Hoje chega em Campo Grande nova remessa de vacinas da Pfizer, que deverão ser encaminhadas a todos os municípios do Estado a partir de amanhã. Durante coletiva nesta manhã, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, pediu que os executivos municipais apliquem-nas "em até cinco dias depois da sua remessa", já que têm de ser armazenadas em condições específicas.

Ele também mostrou indignação com cidades sul-mato-grossenses que não realizaram vacinação no último final de semana, mesmo com pequeno repasse de vacinas da Coronavac destinadas a 2ª dose. "As vacinas da Coronavac que chegaram no sábado, foram repassadas no próprio sábado. Ficamos pasmos em verificar que vacinas não foram aplicadas no domingo", disse.

Ainda conforme dados do governo estadual, Mato Grosso do Sul aplicou ao menos uma dose em 21,7% da população, e as duas doses em 8,21% dos habitantes. Ou seja, o Estado ainda não tem 10% totalmente imunizado, já que as duas doses são necessárias para garantir total eficácia prevista pelas fabricantes das vacinas.,

Nos siga no Google Notícias