ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Cocaína que entrava pela fronteira de MS bancava frota com 21 carros de luxo

O tráfico vinha acompanhado da lavagem de dinheiro por meio de distribuidora e empresa de cosméticos

Aline dos Santos e Bruna Marques | 02/07/2020 12:02
Segundo Mazzotti, seguir o rastro do dinheiro torna a investigação da PF mais complexa. (Foto: Kisie Ainoã)
Segundo Mazzotti, seguir o rastro do dinheiro torna a investigação da PF mais complexa. (Foto: Kisie Ainoã)

A operação Paralelos 18/5, realizada hoje pela PF (Polícia Federal)  de Mato Grosso do Sul, prendeu líder de organização criminosa em Natal (Rio Grande do Norte) e apreendeu 21 automóveis de luxo. A frota custeada pelos dividendos do tráfico de cocaína, droga de alto valor no mercado, tinha veículos das marcas Audi, Mercedes-Benz e Toyota.

Conforme a PF, a investigação começou em 2017 e foi identificado que o líder, apontado com o principal beneficiário do esquema de tráfico de drogas, atua ao menos desde 2015, sem nunca ter tido profissão lícita neste período.  O tráfico vinha acompanhado da lavagem de dinheiro por meio de uma distribuidora e uma empresa de cosméticos. Ambas tiveram as atividades suspensas.

“A linha que a Polícia Federal  tem atuado no combate ao tráfico de droga não é meramente apreensão de entorpecentes. Mas sim a desestruturação da organização criminosa com a prisão dos principais líderes e, principalmente, a desarticulação financeiras das organizações. Não adianta prendermos eles e eles continuarem com o patrimônio, porque eles vão continuar gerenciando o tráfico de dentro do sistema penitenciário”, afirma o superintendente  regional da PF, Cléo Mazzotti.

De acordo com ele, seguir o rastro do dinheiro torna a investigação mais complexa. “Porque você tem que fazer todo um processo de investigação de lavagem de dinheiro, tem que detectar qual é o capital ilícito, onde esse capital andou e qual foi o destino utilizado. Aí sim verificar qual foi bem adquirido, qual foi a conta de laranja que está depositada e apreender”, diz o superintendente da Polícia Federal.

A operação, realizada em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás e Rio Grande do Norte, prendeu sete pessoas e outras duas estão foragidas. A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão. Em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, foram apreendidos vários veículos.



Logística -  A organização criminosa tinha logística de levar o entorpecente por água e terra. Da fronteira da Bolívia com MS, a droga seguia de barco pelos rios Paraguai e Taquari até Coxim. Na sequência, a cocaína viaja pelas rodovias até alcançar o Nordeste.

A polícia aponta que a cocaína abastecia a região Nordeste, mas não descarta a possibilidade de seguir viagem para outros países, lembrando que o valor da mercadoria aumenta no mercado europeu e asiático.

Foram apreendido durante a investigação R$ 2,9 milhões, 327 quilos de cocaína, 150 quilos de maconha hoje na casa de um dos alvos, além de embarcações e imóveis.

O grupo vai responder por tráfico internacional de entorpecente, associação para o tráfico e organização criminosa.

Droga apreendida hoje pela operação Paralelos em Ponta Porã. (Foto: Divulgação)
Droga apreendida hoje pela operação Paralelos em Ponta Porã. (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias