ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com 31 mil atendimentos, energia e comércio lideram ações do Procon

Segundo o órgão, o dia que teve mais atendimentos foi em 12 de dezembro, devido a Black Friday

Leonardo Rocha | 27/12/2019 08:49
Fiscalização do Procon-MS em supermercado (Foto: Divulgação - Procon)
Fiscalização do Procon-MS em supermercado (Foto: Divulgação - Procon)

Com 31.635 atendimentos, o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) divulgou que a maioria das ações foi sobre assuntos financeiros e serviços essenciais, tanto que lideram o ranking de reclamações as demandas de energia elétrica e comércio em geral, como supermercados, padarias e locadoras.

Segundo a direção da instituição, neste ano houve um aumento de 1,57% de atendimentos em relação ao ano passado, que teve 31.144. Das reclamações foram 2.796 demandas para o setor de energia elétrica, seguido pelos estabelecimentos comerciais, entre eles supermercados, padarias que chegaram a 2.240. Logo em seguida aparecem os bancos (2.144) e telefonia celular (2.091).

Ao todo o sistema financeiros chegou a 9.761 atendimentos, enquanto que os serviços essenciais ficaram com 8.191. As pessoas também quiseram buscar orientações junto ao Procon-MS, tanto que órgão fez no ano 6.140 (orientações) por meio do telefone 151.

Entre os problemas que tiveram atendimentos aparecem as cobranças indevidas, dúvidas sobre valores de serviços, reajustes de preços, contratos e orçamentos, produtos com irregularidades e recusa de prestação de serviços.

Sobre as empresas que tiveram mais reclamações aparecem a Energisa, Águas Guariroba e Telefônica do Brasil S.A. Além dos atendimentos, o Procon-MS ainda fez 11.810 encaminhamentos de cartas para ter informações preliminares, assim como 9.149 aberturas diretas de reclamação, 8.223 simples consultas e 1 328 encaminhamentos à fiscalização.

Segundo o Procon, o índice de resolução do órgão chegou a 70,25% neste ano, sendo que entre os primeiros de destaque, citou o dia 12 de dezembro, que teve o recorde de atendimentos, devido as promoções do “Black Friday”. Outro dado levantado é que o dia de maior demanda foi nas segundas-feiras.

Nos siga no Google Notícias