ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Com academias fechadas, turmas são convocadas para exercícios ao ar livre

Profissionais relatam o aumento na procura por atividades alternativas após o decreto estadual

Jhefferson Gamarra | 27/03/2021 12:51
Família mudou rotina de treinos da academia para a Orla Morena (Foto: Paulo Francis)
Família mudou rotina de treinos da academia para a Orla Morena (Foto: Paulo Francis)

O novo decreto de isolamento em Mato Grosso do Sul, baixado para conter o avanço dos casos de covid-19, manteve a proibição da abertura de academias e outros serviços não essenciais até o dia 4 de abril. O jeito então é ir para a modalidade  "ar livre" para não perder alunos. Os treinos funcionais agora se espalham pela cidade, em locais como altos da Afonso Pena e Orla Morena

O instrutor Ricardo Hoffmann, que antes mantinha turmas de treinamento dentro da academia, passou a usar espaços públicos para seguir trabalhando. A diferença em relação a março do ano passado, quando tudo também fechou, é que desta vez os alunos estão mais dispostos a encarar a preparação na rua. Quem participa garante: está mantendo a distância social e o uso de máscara.

“Dobrou a quantidade de alunos, no ano passado a primeira vez em que o decreto proibiu a abertura de academias a procura por treinos teve uma queda, mas dessa vez aumentou uns 60%, os alunos não querem parar, eles mesmo sugeriram buscar local aberto, em locais públicos e também na área externa de condomínios para seguir com o treinamento”, diz o instrutor.

Hoffmann garante que seguindo protocolos de biossegurança e com turmas reduzidas, os profissionais de educação física podem se reinventar para amenizar os impactos da pandemia. “Os profissionais que não ser adaptarem perde espaço, com treino alternativo e até sem equipamentos, com o peso do próprio corpo dá para fazer treinamentos. Para evitar consequências da covid dou preferência por família, turmas reduzidas e higienização dos materiais. Até hoje não houve casos de covid nas turmas ao ar livre”, garante.

Acostumada com exercícios dentro da academia, aluna se adpatou facilmente a nova realidade de treinamento (Foto: Paulo Francis)
Acostumada com exercícios dentro da academia, aluna se adpatou facilmente a nova realidade de treinamento (Foto: Paulo Francis)

Treinando em família, Fernanda Abrego, 23, apostou na atividade física fora da academia e aprovou a medida. “É nossa única alternativa, não dá pra ficar parado porque perde o ritmo. Gostei de fazer ao livre passa segurança para todos. Eu treino em família, todos de máscara, moramos todos na mesma casa, o professor é a única pessoa de fora. Substituiu muito bem a ausência da academia”, diz.

Há oito anos como instrutor dentro de uma academia, o personal treinner David Leoni passou a ministrar treinamentos fora da academia recentemente devido a pandemia. Mesmo após passar o período de restrições, o profissional pretende manter as atividades externas.

“Comecei as aulas ao ar livre agora com a pandemia, existem vários métodos de treinamentos em locais externos dependendo de cada objetivo do aluno. Dou preferência para os treinamentos individuais com o aluno sempre de máscara. O importante é não perder o ritmo pois o exercício é essencial para imunidade e bem-estar”, afirma.

Instrutor garante que mesmo após a liberação para funcionamento das academias seguirá com treinamento ao ar livre (Foto: Paulo Francis)
Instrutor garante que mesmo após a liberação para funcionamento das academias seguirá com treinamento ao ar livre (Foto: Paulo Francis)

Mesmo com as academias fechadas, Mato Grosso do Sul não adotou uma proibição às atividades ao ar livre, portanto caminhada, corrida, ciclismo e outras atividades podem ser praticadas respeitando o horário do toque de recolher, às 20h nos dias de semana e às 16h aos sábados e domingos.

Ainda que pareça uma saída permitida, para o bem da própria saúde, a prática de atividades físicas ao ar livre em meio a pandemia só é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) caso seja realizada com o uso de máscaras e respeitado o distanciamento físico de até dois metros para evitar a propagação do vírus.

Nos siga no Google Notícias