ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Com Delta, MS quer acelerar vacinação para evitar nova onda em alguns meses

A presença da variante em MS desde julho, confirmada hoje, ainda não causou aumento de casos

Lucia Morel | 06/09/2021 15:00
Mulher recebe vacina contra covid-19 em terminal de ônibus, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Mulher recebe vacina contra covid-19 em terminal de ônibus, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Com a confirmação da circulação da variante Delta do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul desde julho, o Governo do Estado, através da SES (Secretaria de Estado de Saúde), quer acelerar ainda mais a vacinação em Mato Grosso do Sul e evitar possível nova onda da covid-19, em MS, dentro de dois ou três meses.

O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende diz que a presença da variante ainda não causou aumento de casos aqui, mas que pelo exemplo de outros países e estados, é perceptível que os números de infecções crescem apenas cerca de três ou quatro meses após a circulação da variante começar. “Foi o que ocorreu no Rio de Janeiro”, exemplificou.

Para ele, caso a cobertura vacinal aumente, Mato Grosso do Sul poderá nem viver esse aumento de casos decorrentes da circulação da variante Delta. “É possível passarmos incólumes se a variante encontrar a população imunizada”, disse, ao lembrar que em reunião na quarta-feira, com o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e a Assomassul (Associação de Municípios), vai pedir aceleração no ritmo de vacinação.

Para ele, o fato de Mato Grosso do Sul ser o Estado com maior cobertura de imunizados no Brasil – 63,51% da população alvo – certamente, já ajudou a desacelerar a expansão da Delta, já que conforme foi confirmado hoje, ela circula no Estado desde final de julho.

“O melhor índice de vacinação nós já temos. Agora, precisamos redobrar ainda mais os esforços”, sustentou Resende, enfatizando que a população precisa se vacinar, principalmente, os idosos que já receberam as doses há mais de cinco ou seis meses.

Por fim, Resende alerta para os cuidados de sempre, principalmente amanhã, em que grupos se reunirão para manifestações. “Que cada um se manifeste defendendo suas teses, mas que não percam o fundamento de manter o distanciamento, o isolamento e o uso de máscaras”, salientou.

Nos siga no Google Notícias