ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Com mudança de bandeira, 46 cidades alteram toque de recolher nesta quinta

Segundo dados da Saúde de MS, 25 cidades regrediram, 21 progrediram e 33 não apresentaram mudança

Nyelder Rodrigues | 26/05/2021 18:55
Apenas dourados está na bandeira cinza, mas risco é alto na maioria do Estado e cria alerta (Foto: Divulgação)
Apenas dourados está na bandeira cinza, mas risco é alto na maioria do Estado e cria alerta (Foto: Divulgação)

Um novo horário limite para seguir nas ruas de Mato Grosso do Sul deve vigorar em 46 cidades que viram seu status no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) mudar da semana passada para esta. A bandeira vermelha, segundo pior grau de risco na escala de avaliação, atinge o maior número de municípios atualmente.

Das 79 cidades sul-mato-grossenses, apenas 33 permaneceram inalteradas no Prosseguir, enquanto 25 regrediram de bandeira, ficando em situação pior, caso de Campo Grande e Dourados. Outras 21 progrediram, com maior controle do risco. Onde houve melhora, pode haver abrandamento do toque de recolher, caso as prefeituras decisão. Enquanto nos outros locais é obrigatório mais rigor.

Nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja, há mais flexibilidade, com o toque vigorando a partir das 22h. Já os municípios de bandeira vermelha devem iniciar o toque a partir das 21h, enquanto quem estiver na cinza deve iniciar o toque às 20h. Nova atualização dos mapas deve ocorrer em 9 de junho.

Na bandeira vermelha, hoje constam 46 cidades, entre elas cidades-polos como Campo Grande, Aquidauana, Coxim, Três Lagoas, Corumbá e Sidrolândia - municípios que somados representam mais da metade da população de Mato Grosso do Sul.

Na nova atualização, Dourados é o único município no grau de extremo risco, em que apenas atividades essenciais são recomendadas. Até a semana passada, Guia Lopes da Laguna e Juti também ocupavam posto na bandeira cinza. Os dados foram divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Municípios em alto grau de risco na covid-19 são maioria em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Municípios em alto grau de risco na covid-19 são maioria em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

Municípios como Alcinópolis, Bela Vista, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo se somam a outros 17 na bandeira laranja, enquanto a bandeira amarela, que indica grau tolerável de risco, possui apenas nove cidades. Não há nenhum local com baixo risco, sinalizado pela bandeira verde.

"A vigésima semana apresentou grande preocupação. Esta semana temos o maior número de casos já registrados desde o início da pandemia, que totalizou 11.388", explica o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, que completa.

"O número de casos tem aumentado expressivamente. Somos referência na vacinação, porém precisamos manter o distanciamento social e os municípios precisam compreender e se conscientizar da necessidade de atenderem as normativas de recomendação", frisa.

Mudança de indicadores - Na última reunião do Comitê Gestor do Prosseguir, foi decidido a alteração de dez indicadores para seis indicadores de avaliação de risco. Entre as alterações, foi incluída a aplicação da D1 e D2 da vacina (primeira e segunda does, respectivamente) contra covid-19 como critério de nota.

De acordo com a secretária adjunta de saúde do Estado, Cristine Maymone, o objetivo é trazer os critérios para uma realidade mais próxima do que estamos vivenciando. "Estamos com a curva ascendente de casos confirmados, taxa de contágio, médias moveis de hospitalização e óbitos", comenta.

Nos siga no Google Notícias