Curso prepara futuros pais para 148 crianças à espera de adoção em MS
Qualificação é requisito obrigatório para os pretendentes e será oferecida na modalidade a distância
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anunciou a abertura das inscrições para o curso "Preparação à Adoção – Nasce uma Família", voltado a candidatos que desejam adotar crianças ou adolescentes no Estado. A formação será realizada entre os dias 1º de outubro e 30 de novembro, no formato EAD (Educação a Distância), e terá carga horária de 40 horas-aula.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul abre inscrições para curso preparatório para adoção. A formação on-line, com 40 horas, ocorrerá de 1º de outubro a 30 de novembro, com 160 vagas disponíveis. Interessados devem se inscrever até 26 de setembro pela plataforma da Escola Judicial. O curso "Preparação à Adoção – Nasce uma Família" é obrigatório para quem deseja adotar no estado e aborda aspectos emocionais, jurídicos e sociais da adoção. Atualmente, 148 crianças e adolescentes aguardam por uma família em Mato Grosso do Sul, enquanto 229 pretendentes estão cadastrados.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro, por meio da secretaria virtual da Escola Judicial. Foram disponibilizadas 160 vagas, distribuídas em quatro turmas. O curso combinará atividades em tempo real, por meio da plataforma Microsoft Teams, com atividades assíncronas.
Dados do SNA (Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento), atualizados nesta terça-feira (17), mostram que há 148 crianças e adolescentes à espera de uma família em Mato Grosso do Sul. Enquanto isso, há 229 pretendentes à adoção. Conforme o painel, desde 2019, 875 crianças e adolescentes foram adotados no Estado e, atualmente, 172 estão em processo de adoção.
A capacitação é um requisito obrigatório para candidatos à adoção no Estado e busca garantir que os futuros pais estejam preparados para os desafios do processo. Durante o curso, serão abordados aspectos emocionais, jurídicos e sociais para proporcionar uma experiência mais segura e estável tanto para a família quanto para a criança ou adolescente adotado.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que os adotantes precisam passar por uma preparação prévia antes de receberem a guarda definitiva. O objetivo é assegurar que a adoção vá além do ato jurídico, exigindo acolhimento, escuta sensível e expectativas realistas por parte da nova família.
A inscrição para o curso deve ser feito por este link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.