ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 13º

Cidades

Juizado do Torcedor garante direitos de catadores de latinhas em evento

Atendimentos envolveram acordo sobre coleta de recicláveis e esclarecimentos sobre o projeto Padrinho

Por Viviane Oliveira | 28/05/2025 09:16
Juizado do Torcedor garante direitos de catadores de latinhas em evento
Atendimentos foram realizados no estande do Juizado Especial, numa van adaptada (Foto: Tribunal de Justiça)

Coletores de alumínio foram surpreendidos ao serem impedidos na última Expogrande de deixar o local com latinhas recolhidas. Eles alegaram que não foram informados previamente sobre qualquer proibição relacionada à atividade. A situação gerou indignação entre os trabalhadores, que procuraram o estande do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, instalado na feira, em busca de uma solução. Após a intervenção do órgão, foi intermediado um acordo entre os catadores e a organização, permitindo que retirassem o material recolhido até aquele momento.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos tem atuado em diversos eventos em Mato Grosso do Sul, oferecendo atendimento jurídico em uma van adaptada. Durante a Expogrande 2025, o órgão mediou um caso peculiar envolvendo coletores de latinhas que foram impedidos de retirar material do local, resultando em acordo judicial. O serviço, que atende casos de menor potencial ofensivo e questões cíveis, esteve presente em eventos como o Festival América do Sul em Corumbá, Festival de Inverno de Bonito e Festa do Tomate em Antônio João. Além de resolver conflitos, o Juizado esclarece dúvidas sobre direito do consumidor, família e adoção.

A decisão foi homologada judicialmente, mas ficou determinado que a coleta de recicláveis estaria proibida nos dias seguintes da feira. Os atendimentos foram realizados na unidade móvel do Juizado Especial, que trata de infrações de menor potencial ofensivo e questões cíveis e mostra uma abordagem nova em relação a problemas registrados em grandes eventos, no momento em que acontecem.

Além desse tipo de situação, até agora invisíveis para o público, o Juizado do Torcedor recebe demandas relacionada ao Direto do Consumidor, esclarece dúvidas sobre questões de família, andamento de processo, e até dúvidas sobre adoção, do projeto "Padrinho". Neste ano, além da Expogrande, o serviço também esteve presente no Festival América do Sul, realizado em Corumbá. Em 2024, atuou no Festival de Inverno de Bonito, na Corrida dos Poderes e na Festa do Tomate, em Antônio João.

Apesar do grande público presente nos eventos, especialmente no Festival América do Sul, em Corumbá, não houve registros de ocorrências policiais que exigissem a atuação imediata do Juizado. Para as próximas edições, a expectativa é aprimorar, cada vez mais, o atendimento e a proximidade com a população.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias