ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

De humanas a exatas: no 2°dia do Enem alunos ainda não sabem que curso escolher

Segundo dia de Enem tem prova de Matemática e Ciências da Natureza; gabaritos do exame serão divulgados no dia 13 de novembro

Fernanda Palheta | 10/11/2019 15:26
Estudantes esperando o portão abrir no segundo dia do Enem (Foto: Kisie Ainoã)
Estudantes esperando o portão abrir no segundo dia do Enem (Foto: Kisie Ainoã)

No segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (10), muitos candidatos ainda não conseguiram decidir qual curso vão escolher no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A dúvida já começa na área de atuação, que pode vai de humanas a exatas para o mesmo candidato.

Este é o caso da Roberta Shermouth, 19 anos, que está no terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual José Maria. A lista de possibilidade já tem três cursos. “Um não tem nada a ver com o outro”, já adianta a estudante. “São três áreas bem diferentes: fisioterapia, administração ou direito”, completa.

Ela explica que a variação é reflexo da influência da família. “A gente tem uma empresa, então se eu fosse fazer administração é por causa disso. Direito é por causa do meu tipo, porque ele fez direito. E fisioterapia é por causa da minha madrinha”, detalha. “Só que acho que me interesso mais por fisioterapia”, aponta.

A estudante Dandara está em dúvida entre zootecnia e pedagogia (Foto: Kisie Ainoã)
A estudante Dandara está em dúvida entre zootecnia e pedagogia (Foto: Kisie Ainoã)

A estudante do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dolor Ferreiro de Andrade, Dandara Luiza Soares da Silva, de 17 anos, também entrou no segundo dia de prova do Enem sem ter o curso escolhido. As opções vão de 8 a 80. “Quero fazer ou zootecnia ou pedagogia”, afirma.

O candidato Vinicius de Sousa Lima, de 17 anos, que terceiro ano Escola Estadual Joaquim Murtinho também não tomou a decisão. A dúvida dele fica entre as áreas de humanas e biológicas. “Quero fazer ou história, ou biologia”, conta. “História porque eu me identifico desde colégio e fisioterapia porque eu jogada futebol e gostava dessa área”, explica. Apesar da indecisão, o estudante já tem um norte. “Vou colocar fisioterapia como primeira opção”.

Já a candidata Silene Espindola de Andrade, 19 anos, está em dúvida entre dois cursos da mesma área: cinema ou design. “A dúvida é por causa da grade curricular. Quero fazer animação”, conta. Para a candidata a decisão vai depender da grade de cada curso. “O que vai ser decisivo é a que tiver mais a ver com área de trabalho que eu quero”, detalha.

Candidatos chegando ao local de prova na Uniderp do segundo dia do Enem (Foto: Kisie Ainoã)
Candidatos chegando ao local de prova na Uniderp do segundo dia do Enem (Foto: Kisie Ainoã)

Enem MS - A expectativa para este domingo já era menor que o do anterior –em 3 de novembro, dos 70.396 inscritos para realizar as provas, 17.655 não compareceram. Hoje, serão cinco horas para responder as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Os gabaritos do exame serão divulgados no dia 13 de novembro, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Nos siga no Google Notícias