ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Poucos, atrasados ignoram frustração ao perderem hora para 2º dia do Enem

Segundo dia de provas teve entrada tranquila, mas candidatos que passaram mal ou perderam hora ficaram fora do exame

Humberto Marques e Fernanda Palheta | 10/11/2019 12:59
George afirma que seguiu roteiro de 2018, mas desta vez chegou 3 minutos após fechamento de portões. (Foto: Fernanda Palheta)
George afirma que seguiu roteiro de 2018, mas desta vez chegou 3 minutos após fechamento de portões. (Foto: Fernanda Palheta)

A grande maioria dos candidatos que prestam neste domingo (10) o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) atentou para o horário e conseguiu chegar aos locais das provas antes do fechamento dos portões. Em dois locais da aplicação dos exames, a movimentação momentos antes do prazo limite de entrada foi intensa, mas poucas pessoas acabara barradas pela segurança. Por outro lado, o sentimento de frustração acabou presente tanto para quem chegou atrasado como os que tiveram de deixar os locais por problemas de saúde.

No campus da UCDB UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), na Avenida Tamandaré, a véspera da prova foi tranquila. Ali, a cena de estudantes correndo para entrar nos minutos finais do prazo não se concretizou no segundo dias das provas. O mesmo não ocorreu no campus da Rua Ceará da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), onde os portões foram abertos às 11h.

Meia hora depois, o número de pessoas a chegar aumentou consideravelmente e, faltando dez minutos para o fechamento dos portões, era possível notar uma correria em meio aos avisos dos fiscais. Nos instantes finais, três pessoas correram e conseguiram entrar.

Menos sorte teve o garçom George Carvalho Vicente Junior, 19, que fazia o Enem pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, disse que deixou sua casa no Jardim Itamaracá –leste da Capital– faltando dez minutos para os portões se fecharem e conseguiu chegar a tempo. Neste ano, porém, sem contar com a carona de moto do pai, chegou à Uniderp às 12h03, depois de ter feito as provas da semana passada normalmente.

Ele admitiu que perdeu a hora depois de chegar tarde em casa após o culto da igreja evangélica que frequenta e por ficar até as 2h aguardando a irmã que, segundo ele, está no 3º ano do Ensino Médio e faria também a prova, mas desistiu antes mesmo de sair de casa por conta do horário. “Queria fazer História ou Artes, mas tudo bem. Tentei chegar, agora, é pensar no que fazer”, disse.

Sem se atrasar, a atendente Josiele Duarte de Moraes, 22, fez as primeiras provas na semana passada e afirma ter chegado no horário para abertura dos portões. Contudo, confundiu-se com os horários de abertura e fechamento. “Achei que tinha chegado adiantada, esperando abrir ao meio-dia. Mas não sei como será agora, se faço o Enem de novo no ano que vem”, disse ela, que também esperava o resultado das provas para definir que carreira seguir: caso a nota na Redação fosse melhor, tentaria um curso de Direito; mas se o desempenho de hoje superasse a prova anterior, tentaria Enfermagem.

Cerca de 20 minutos depois do fechamento dos portões, uma candidata, que não quis se identificar, passou mal e chegou a vomitar, supostamente por conta de uma virose.

A expectativa para este domingo já era menor que o do anterior –em 3 de novembro, dos 70.396 inscritos para realizar as provas, 17.655 não compareceram. Hoje, serão cinco horas para responder as provas de Matemática e Ciências da Natureza. O

Os gabaritos do exame serão divulgados no dia 13 de novembro, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

* Colaborou Silas Alencar

Nos siga no Google Notícias