De MS, doação de órgãos é esperança para pacientes de Brasília e São Paulo
Rins, fígados e córneas foram captados Três Lagoas e Dourados em menos de 24 horas
Rins, fígados e córneas doadas em Mato Grosso do Sul vão beneficiar pacientes que estão na fila do transplante em Brasília e São Paulo. Em menos de 24 horas, foram captados noves órgãos em Três Lagoas e Dourados, cidades a 338 e 233 quilômetros de Campo Grande, respectivamente. A operação foi realizada pela CET (Centra Estadual de Transplante) com apoio da Casa Militar de Mato Grosso do Sul.
Nem o mal tempo atrapalhou a primeira captação de órgão, na última sexta-feira (26). A aeronave da Casa Militar decolou para Três Lagoas. A doação de dois rins e um fígado foi feita por um homem, de 53 anos, que estava internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Na manhã deste sábado (27), a aeronave partiu para Dourados, onde foram doados dois rins, um fígado e as córneas de homem, de 32 anos, que estava internado no Hospital Universitário.
Segundo informações da CET (Centra Estadual de Transplante), os ruins foram doados para pacientes de São Paulo e os fígados foram doados para pacientes de Brasília. As córneas vieram para Campo Grande, onde vão ser armazenadas para entrar no sistema de doação.
Em seis mesmo, foram realizadas 14 missões de captação de órgãos no Estado através das aeronaves operadas pela Casa Militar.