ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Decreto amplia área de tombamento da Avenida Afonso Pena

Agora, foi acrescida toda a área no entorno imediato dos canteiros centrais da avenida Afonso Pena

Silvia Frias | 24/11/2020 11:54
Mapa publicado hoje no Diogrande mostra trecho da avenida incluído no tombamento (Foto/Reprodução)
Mapa publicado hoje no Diogrande mostra trecho da avenida incluído no tombamento (Foto/Reprodução)

Decreto publicado hoje no Diogrande acrescentou o entorno dos canteiros centrais da avenida Afonso Pena no tombamento da área e das árvores octogenárias da via. A ampliação atende decisão judicial que pleiteava a inclusão desde 2012.

O decreto anterior, de outubro de 2019, não previa a área do entorno no tombamento. Agora, foi acrescida toda a área do chamado "entorno imediato", no trecho compreendido entre a avenida Tiradentes, na Praça General Newton Cavalcante, até o início da Avenida do Poeta. São os dois extremos da via, até então não contemplados.

O trecho será acrescido ao Livro de Tombo Histórico e Paisagístico de Campo Grande.

Av.  Afonso Pena teve novo tombamento (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)
Av.  Afonso Pena teve novo tombamento (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)

Justiça - O MPMS já havia ajuizado ação civil pedindo o tombamento em junho de 2012, após rumores de intervenção no canteiro central para a construção de corredores de ônibus.

O processo para tombamento do canteiro central da Avenida Afonso Pena foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura em junho de 2013. Na época, o procedimento previa proteger apenas trecho compreendido entre a Avenida Tiradentes e a Rua Ceará, uma vez que a prefeitura não localizou título de propriedade da extensão entre Ceará e Avenida do Poeta.

Em novembro de 2014, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, determinou a finalização do processo e proibiu o município de destruir ou transformar o espaço ao longo da Avenida Afonso Pena.

Em setembro de 2019, a prefeitura havia decretado tombamento, incorporando árvores e canteiro, mas, dois meses depois, as áreas foram retiradas do novo decreto, agora, reincorporadas.

Nos siga no Google Notícias