ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Em tempo de "tripla epidemia", sintomas se confundem e dificultam o diagnóstico

Se testagem para covid fosse mais ampla, ao menos a identificação dessa doença seria facilitada

Lucia Morel | 25/05/2022 17:12
Postos de saúde e mesmo unidades privadas têm apresentado alto fluxo de pacientes com dengue, gripe e covid. (Foto: Marcos Maluf)
Postos de saúde e mesmo unidades privadas têm apresentado alto fluxo de pacientes com dengue, gripe e covid. (Foto: Marcos Maluf)

Com três epidemias em andamento em Mato Grosso do Sul, a subnotificação é inevitável. Dengue, gripe e covid formam o tripé que já tirou a vida de 800 pessoas em MS e infectou centenas de milhares.

O número de casos de covid, como já mostrou o Campo Grande News, voltou a aumentar e junto com ele, as outras duas doenças, já endêmicas, pressionam a rotina da população, o sistema de saúde e cria a dúvida de se saber qual a doença pela qual se está passando.

Postos de saúde e mesmo unidades privadas têm apresentado alto fluxo de pacientes com os mesmos sintomas, já que nos três casos, infelizmente, eles são parecidos. Também estão lotadas, como mostra diariamente o Campo Grande News.

Aos 32 anos, a leitora Ana Rocha saiu do atendimento de urgência em hospital privado ontem sem saber se o que tinha era covid ou gripe. O médico, pelos sintomas, deu atestado por dois dias, indicando que o afastamento era por inflamação nas vias superiores, mas nenhum teste foi feito.

Para o médico infectologista e consultor do Cievs/MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), Hilton Luís Alves Filho, o ideal é sempre testar, mas “não estamos testando como antes e com o afrouxamento, isso piora”.

O especialista afirma que testes há, mas nem sempre estão disponíveis no momento da consulta, ou o paciente não quer se deslocar até um local ou não quer pagar pelos que são realizados em farmácia e laboratórios.

Em busca do exame, a leitora foi até duas farmácias, também ontem e em uma delas havia agendamento somente para o dia 6 de junho e em outra, o resultado demoraria 72 horas para sair.

Nos postos de saúde, que atendem por senha, ela não conseguiu realizar o teste ontem, fazendo-o apenas hoje. O resultado foi positivo para covid-19. O atestado então tem validade de quatro dias, contando o primeiro dia de sintomas.

“Para o profissional de saúde, o tratamento em caso de covid ou gripe não vai mudar muito, então, então ele pode atestar um ou outro. Pela segurança, pede o afastamento”, cita o infectologista, reforçando ainda que não existe obrigatoriedade na testagem pelos serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados.

Paciente positivou para covid e terá 4 dias de atestado. (Foto: Reprodução)
Paciente positivou para covid e terá 4 dias de atestado. (Foto: Reprodução)

“A notificação efetiva só ocorre quando a pessoa faz o teste, mas ele não está totalmente disponível. O ideal é sempre fazer, nem que seja o de farmácia, porque até nos planos de saúde, geralmente eles não cobrem a testagem e se o serviço de saúde não cobra, não tem o que fazer. Não existe a obrigatoriedade”, analisa.

O médico relembra que nos dois anos anteriores, quando os casos de covid eram em maior quantidade, havia mais controle – com os drives funcionando, por exemplo – mas mesmo assim, havia subnotificação. “Não sabemos o real número de casos de covid. Agora, não estamos nem testando como antes e com a gripe e a dengue juntas, aí que ocorre a subnotificação mesmo”.

Síndrome gripal – gripe e covid estão entre as doenças que desenvolvem no paciente o que se chama de síndrome gripal. Com sintomas semelhantes e em plena propagação, as duas doenças acabam tendo tratamentos também similares.

Já a dengue, em seu começo, pode mesmo ser confundida com gripe ou covid, mas no decorrer da doença, acaba demonstrando sinais mais evidentes.

Nos siga no Google Notícias