ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Dia mais seco do ano tem umidade abaixo de 10% e sensação térmica de 50°C

Cidade mais quente nesse sábado foi Três Lagoas, onde os termômetros chegaram aos 41°C e sensação foi ainda mais extrema

Nyelder Rodrigues | 12/09/2020 18:30
Imagem mostra forte sol em Campo Grande, no período da tarde (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Imagem mostra forte sol em Campo Grande, no período da tarde (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Normalmente quando pensamos em um deserto, imaginamos calor escaldante, ausência de água e muita, muita areia. Essa é a imagem do deserto do Saara, localizado no norte da África e que é famoso por seu clima inóspito. Contudo, as condições comuns a locais como o Saara estão cada dia mais presentes no dia a dia do sul-mato-grossense.

O sábado (12) alcançou mais uma vez condições semelhantes ao do famoso deserto africano em várias cidades do Estado, conforme os números repassados à imprensa pelo meteorologista Natálio Abrão. Ele aponta que hoje foi o dia mais seco do ano até aqui e a situação pode ainda piorar, já que não há previsão de chuvas para os próximos dias.

De acordo com Abrão, Campo Grande registrou temperatura máxima de 38,1°C neste sábado, com a umidade relativa do ar chegando aos 10% e a sensação térmica batendo os 46°C. Já em Corumbá, que sofre com as queimadas no Pantanal e baixa do Rio Paraguai, a sensação térmica foi de 40°C, com umidade em 13% e temperatura máxima de 40,3°C.

"Foi o dia mais seco do ano, com 55 municípios registrando umidade relativa abaixo de 15% e 11 com umidade abaixo de 10%", frisa Natálio, que completa. "Não há previsão de chuvas ou mudanças até a próxima sexta-feira (18)".

O temperatura recorde em Mato Grosso do Sul foi atingida em Três Lagoas, na região do Bolsão. Lá, os termômetros marcaram incríveis 41°C, com sensação térmica de 50°C. Coxim, no norte do Estado, ficou em segundo, com temperatura de 40,9°C e sensação de 49°C. Lá, também foi registrada a menor umidade, 8% - junto a Sonora, também no norte.

Já ao sul do Estado, a situação também é crítica, mas um pouco melhor que o registrado nas demais regiões de Mato Grosso do Sul. Em Ponta Porã, por exemplo a temperatura máxima neste sábado foi de 34,5°C, com sensação de 42°C e umidade em 16%.

Em Ivinhema, o forte sol fez a sensação térmica bater a marca dos 46°C, com o termômetro marcando 38,3°C. Lá, a umidade relativa do ar foi de apenas 11°C. Em Amambai, cidade na faixa de fronteira com o Paraguai, assim como Ponta Porã, a máxima registrada foi de 37,3°C, com umidade de 9% e sensação térmica de 45°C.

Recomendações - Conforme especialista comumente explicam em seus avisos sobre tempo extremamente seco e forte calor, mortes podem ocorrer por hipertermia - quando a temperatura do corpo aumenta a patamares de causa colapso no organismo.

Por isso, nesse período é recomendado que se evite a exposição ao sol em períodos de pico de calor, como das 10h às 16h, e também que as pessoas procurem usar roupas mais leves e fiquem em locais mais frescos e com ventilação.

Também é orientado que o consumo de alimentos pesados seja evitado, optando por comidas leves e pelo consumo de muita água para que o corpo não desidrate, afastando também o surgimento de problemas respiratórios - alguns deles podem ser confundidos com os sintomas da covid-19, inclusive. Por isso, é necessário cautela nesse período.

Nos siga no Google Notícias