ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Diante de cidades "no limite", secretário defende repensar volta às aulas

Geraldo Resende diz que é preciso ação do poder público e mudança de comportamento das pessoas contra avanço da doença

Marta Ferreira | 01/03/2021 18:02
Funcionária arperge álcool nas mãos de estudante, em "acolhida" que antecede volta às aulas presenciais, prevista para abril; (Foto: Henrique Kawaminami)
Funcionária arperge álcool nas mãos de estudante, em "acolhida" que antecede volta às aulas presenciais, prevista para abril; (Foto: Henrique Kawaminami)

Cidades da região sul e do norte de Mato Grosso do Sul estão “no limite” de sua capacidade de atendimento a doentes de covid-19 e a situação grave “vai chegar a Campo Grande”, que tem a maior rede hospitalar.

A fala é do secretário estadual de saúde, para quem é preciso, até, rediscutir o plano de volta às aulas presenciais na rede pública. Nas escolas estaduais, começou hoje o ano letivo, com uma espécie de acolhida aos alunos, e kits de proteção para preparar o retorno às aulas presenciais, em abril.

Ao Campo Grande News, Geraldo repetiu que os próximos dias serão difíceis e que é preciso agir em várias frentes para tentar conter o novo avanço da pandemia de coronavírus.

A doença está em fase de repique em todo o País. “A situação é muito séria não apenas em Mato Grosso do Sul”, afirmou o titular da Saúde. Desde a primeira morte, há cerca de 10 meses, foram 3,330 vítimas da doença no Estado.

De acordo com o secretário, é preciso que o Ministério da Saúde, “nosso maior órgão”, dê a linha de condução aos estados, e que a população colabore mais.

Resende citou ainda Carta do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) divulgada nesta segunda-feira (1) pedindo medidas mais restritivas, incluindo veto a eventos públicos e até fechamento de aeroportos.

“Fique em casa” - Na visão do secretário, parte das pessoas está indo justamente na direção contrária das recomendações para impedir a transmissão da doença, apesar de os dados estarem em crescimento e de a vacinação ainda estar no seu começo.

 No Estado, conforme o vacinômetro, o número de imunizações feitas não chega a 1,8% da população, nem com a nova remessa de doses feita na semana passada.

Quando à ocupação de leitos, já chega a 84% considerando os cem estabelecimentos de saúde dedicados a atender pacientes de covid-19 no Estado.

Nos siga no Google Notícias