ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Assembleia coloca cones para impedir que “folgados” estacionem em local proibido

Medida foi adotada após reportagem do Campo Grande News flagrar carros em faixa de pedestres e ponto de ônibus

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 10/02/2026 12:57
Assembleia coloca cones para impedir que “folgados” estacionem em local proibido
Cones foram instalados para impedir carros no ponto de ônibus e na faixa de pedestres (Foto: Fernanda Palheta)

Uma semana após o Campo Grande News mostrar que carros oficiais estavam estacionados de forma irregular em frente ao ponto de ônibus e sobre a faixa de pedestres na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul adotou uma medida para evitar que a situação se repetisse. Na sessão desta terça-feira (10), cones de sinalização foram colocados ao longo do ponto de ônibus e das faixas de pedestres em frente ao prédio.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul instalou cones de sinalização ao longo do ponto de ônibus e das faixas de pedestres na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha. A medida foi tomada após denúncia do Campo Grande News sobre veículos oficiais estacionados irregularmente no local.A iniciativa partiu do setor de infraestrutura da Casa de Leis e tem caráter preventivo e educativo. A situação deve ser resolvida definitivamente com a conclusão das obras do estacionamento da Assembleia, prevista para março de 2026, após atrasos causados pelas chuvas no início do ano.

Os cones foram instalados nos dois sentidos da via, tanto em frente à Assembleia quanto na faixa contrária, com o objetivo de impedir que motoristas parem nos locais destinados ao transporte coletivo e à travessia de pedestres, reduzindo transtornos a usuários e riscos à segurança.

Na semana passada, a reportagem flagrou dois veículos oficiais, de prefeituras de cidades do interior, estacionados de forma irregular no local, logo após o encerramento da sessão legislativa. Além de bloquear o ponto de ônibus e prejudicar o embarque e desembarque de passageiros, um dos carros ocupava a faixa de pedestres.

Assembleia coloca cones para impedir que “folgados” estacionem em local proibido
Objeto com o adeviso da Assembleia Legislativa (Foto: Fernanda Palheta)

Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estacionar em frente a ponto de ônibus é infração média, enquanto parar sobre a faixa de pedestres é infração grave, ambas passíveis de multa, pontos na CNH e remoção do veículo.

Segundo informações repassadas pela área técnica da Assembleia, a colocação dos cones não partiu de determinação direta da presidência, mas foi uma iniciativa do setor de infraestrutura após o recebimento de diversas reclamações motivadas pela repercussão da matéria. A medida tem caráter preventivo e educativo, como forma de conscientizar motoristas e evitar novos episódios de estacionamento irregular.

Ainda de acordo com a área técnica, não há prazo definido para a retirada dos cones. A expectativa é de que o problema seja resolvido de forma definitiva com a liberação total do estacionamento da Assembleia Legislativa. As obras do espaço vêm passando por atrasos e, inicialmente, a conclusão estava prevista para o fim do ano passado. Depois, o prazo foi transferido para o início de 2026, antes da abertura dos trabalhos legislativos.

O novo atraso, segundo a equipe responsável, ocorreu em razão das chuvas registradas no começo do ano. Atualmente, o primeiro piso do estacionamento já está liberado para uso, enquanto os demais seguem em fase final de conclusão. A previsão atual é que a obra seja entregue até o fim de março, quando a tendência é que a pressão por vagas na via em frente à Assembleia diminua e o estacionamento irregular deixe de ocorrer.